domingo, 20 outubro 2019
Início / Conteúdo / Vale planejava esvaziar a barragem de Córrego do Feijão somente em julho deste ano – Horizontes

Vale planejava esvaziar a barragem de Córrego do Feijão somente em julho deste ano – Horizontes

[ad_1]

​O documento que determinou a prisão dos oito funcionários da Vale nesta sexta-feira (15), mostra que, mesmo sabendo do risco envolvendo a barragem da Mina de Córrego do Feijão, a empresa pretendia esvaziar a estrutura somente em julho de 2019. A informação transcrita na decisão como prova foi dada durante o depoimento de uma testemunha ao Ministério Público de Minas Gerais.  

Ele relata que “no primeiro semestre de 2018 foi constatado um problema adicional da estrutura da barragem em razão da instalação de Drenos Horizontais Profundos (DHPs)”, o que teria por consequência o rebaixamento do nível de água dentro do depósito da barragem B1 com o objetivo de diminuir a pressão do fluído de rejeitos. 

No entanto, ainda conforme o depoimento, “apenas no final de 2018 foi pensado o projeto de descomissionamento da barragem, que exigiria o prévio reforço na estrutura e a implementação da bateria de poços a fim de que a fim de que o nível d’água fosse rebaixado dentro do depósito. Entretanto, afirmou que tais medidas não chegaram a ser iniciadas, com execução apenas para junho/ julho de 2019”. 

Procurados pela reportagem na chegada ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambliente (DEMA), os detidos e seus advogados não quiseram apresentar sua versão dos fatos. Por meio de nota, a Vale informou que “permanecerá contribuindo com as investigações para a apuração dos fatos, juntamente com o apoio incondicional às famílias atingidas”.

Leia mais:

MPF atribui responsabilidade à direção da Vale e diz que empresa privilegiou o lucro

Funcionários da Vale presos nesta sexta sabiam da instabilidade da barragem antes do rompimento

E-mail mostra que funcionário da Vale pressionava empresa para atestar segurança da barragem

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/vale-planejava-esvaziar-a-barragem-de-c%C3%B3rrego-do-feij%C3%A3o-somente-em-julho-deste-ano-1.694280

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.