quinta-feira, 14 novembro 2019
Início / Conteúdo / Vale deve garantir proteção de bens culturais em área evacuada em Nova Lima – Horizontes

Vale deve garantir proteção de bens culturais em área evacuada em Nova Lima – Horizontes

[ad_1]

Após o anúncio do risco de rompimento das barragens B3 e B4, pertencentes à mina Mar Azul, em Nova Lima, o Ministério Público de Minas Gerais recomendou à mineradora Vale a adoção de medidas emergenciais para o resgate e a preservação dos bens culturais móveis existentes nas áreas sujeitas a serem atingidas.

De acordo com o MPMG, a mineradora também deve adotar medidas de vigilância aos imóveis e aos bens de valor cultural cujo resgate não for possível, além dos patrimônios públicos e privados situados na área evacuada, no último sábado (16), após a Defesa Civil ter sido notificada de que as barragens não tiveram a estabilidade garantida pela empresa de auditoria.

De acordo com a recomendação, os imóveis evacuados, cerca de 50, caso não sejam protegidos, podem se tornar alvos fáceis para a atuação de criminosos. A orientação teve como base o histórico de saques, vandalismos e outros crimes a propriedades da região evacuada, quando do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana.

Ainda segundo o documento do MPMG, os bens culturais resgatados devem ser transportados em condições de segurança e, posteriormente, acondicionados em locais apropriados indicados pelos órgãos de proteção. Tão logo seja cessada a situação de risco, o patrimônio cultural deverá ser devolvido em condições de segurança aos locais de origem.

* Fonte: MPMG

Leia mais: 

Moradores só poderão voltar para Macacos após novo laudo de segurança

Governo determina medidas de precaução para barragens em todo o país

Comissão que apura tragédia em Brumadinho vai ouvir especialistas

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/vale-deve-garantir-prote%C3%A7%C3%A3o-de-bens-culturais-em-%C3%A1rea-evacuada-em-nova-lima-1.694769

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.