sexta-feira, 18 outubro 2019
Início / Conteúdo / Único jogo da Copa América no Morumbi teve gol de Zico e briga em 1979 – Esportes

Único jogo da Copa América no Morumbi teve gol de Zico e briga em 1979 – Esportes

[ad_1]

Confirmado como palco da abertura da Copa América de 2019, o Morumbi já recebeu uma partida do torneio. Foi no dia 16 de agosto de 1979, quando o Brasil derrotou a Bolívia por 2 a 0, com gols de Tita e Zico, em jogo que terminou em briga.

A edição daquele ano da Copa América não teve sede fixa. Os jogos eram realizados na casa de cada participante dos três grupos. O do Brasil tinha ainda Bolívia e Argentina. Houve confrontos em La Paz, Buenos Aires, Rio e São Paulo.

O ex-lateral Júnior fazia parte do elenco e contou ao Estado o que lembrava daquela partida. “Na verdade, era uma bagunça danada. Esse tipo de competição parecia uma forma de preencher o calendário. Não tinha a visibilidade de hoje.”

Mesmo assim, particularmente para aquela geração, era importante. “Foi o início do pós-1978. Dos remanescentes da última Copa do Mundo, você tinha Leão, Oscar, Batista, Zico… O resto era tudo novato. Foi um momento de transição da seleção, a coisa foi evoluindo. Poucos ficariam para a Copa de 82.”

Após perder dos bolivianos (2 a 1), fora de casa, e derrotar os argentinos (2 a 1), no Maracanã, o time dirigido por Cláudio Coutinho chegou ao Morumbi precisando dar o troco na Bolívia para não colocar em risco a classificação às semifinais.

A equipe nacional foi a campo com Leão; Toninho, Amaral, Edinho e Júnior; Batista, Zenon e Zico; Nilton Batata, Sócrates e Zé Sérgio. Depois do 0 a 0 na etapa inicial, Tita, que havia substituído Nilton Batata, abriu o placar logo no primeiro minuto do segundo tempo. Nos acréscimos, Zico marcou outro gol. Foi quando teve início um grande tumulto no Morumbi.

“O Zico fez o gol e o cara da Bolívia deu uma bicuda nele quando saía para comemorar. Aí, foi aquela confusão”, conta Júnior. A polícia precisou entrar em campo para evitar uma pancadaria. O juiz, então, encerrou o jogo.

O Brasil acabaria eliminado da Copa América na semifinal, pelo Paraguai, que seria campeão mais tarde ao derrotar o Chile na final.

HISTÓRICO – O Morumbi já recebeu 28 jogos da seleção, de acordo com dados do São Paulo. Foram 18 vitórias, nove empates e apenas uma derrota – na Copa Roca de 1963, para a Argentina (3 a 2).

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/esportes/%C3%BAnico-jogo-da-copa-am%C3%A9rica-no-morumbi-teve-gol-de-zico-e-briga-em-1979-1.657325

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.