terça-feira, 22 outubro 2019
Início / Conteúdo / TSE julga nesta sexta registro de candidatura de Lula | Brasil

TSE julga nesta sexta registro de candidatura de Lula | Brasil

[ad_1]

Um dia antes de o primeiro programa eleitoral dos candidatos à Presidência da República ir ao ar nas rádios e tevês brasileiras, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu incluir em sua pauta de julgamento desta sexta-feira, uma hora antes do início, o registro da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. A candidatura de Lula foi impugnada 16 vezes, todas argumentam que ele não pode participar do pleito pois é ficha suja, já que tem uma condenação penal em segunda instância pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. A presença do ex-presidente no horário eleitoral recebeu dois questionamentos judiciais.

O tema não estava na pauta inicial do julgamento, divulgada dias antes. Até a véspera, não havia consenso entre os magistrados se o encontro já serviria para julgar a formalização do petista ou apenas a participação dele na propaganda eleitoral no rádio e na televisão. A publicidade começou a ser veiculada já nesta sexta-feira, com inserções curtas ao longo da programação. A primeira do PT, divulgada no Twitter do petista, apresenta uma gravação de Lula falando dos avanços de seu Governo. Fernando Haddad também aparece em bastante destaque, como vice. O primeiro programa de TV e rádio vai ao ar na noite de sábado. 

Das 13 candidaturas ao Planalto, só quatro não tiveram os seus registros julgados até o momento: a de Lula, de Jair Bolsonaro (PSL), a de Geraldo Alckmin (PSDB) e a de José Maria Eymael (DC). Essas duas últimas também devem ser analisadas nesta sexta. A de Bolsonaro, na semana que vem.


Flávia Marreiro

Trata-se de um dia decisivo para a campanha de 2018. A expectativa é que o TSE, o mesmo que absolveu a chama Dilma-Temer no ano passado, deve retirar Lula da corrida por causa da Lei da Ficha Limpa, que impede os condenados por corrupção em segunda instância de concorrer. A questão é que Lula é também o líder das intenções de voto

Flávia Marreiro

Boa tarde, começamos agora a cobertura em tempo real da sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que vai julgar o registro da candidatura à presidência de Lula.



[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/31/politica/1535731172_241117.html#?ref=rss&format=simple&link=link

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.