domingo, 20 outubro 2019
Início / Conteúdo / TCU adia decisão sobre voos de longa distância no Aeroporto da Pampulha – Primeiro Plano

TCU adia decisão sobre voos de longa distância no Aeroporto da Pampulha – Primeiro Plano

[ad_1]

O Tribunal de Contas da União (TCU) adiou a votação que decidiria sobre a situação do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, mais conhecido como Aeroporto da Pampulha. Na semana passada, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou resolução autorizando o terminal a receber aeronaves classificadas como 4C, que têm capacidade para carregar mais passageiros. Isso significa que o aeroporto está apto a receber aviões de maior porte, como por exemplo o Airbus 321-200 e o Boeing 737-500.

Mas na prática, as companhias continuam impedidas de oferecer voos comerciais entre o Aeroporto da Pampulha e outros estados por causa de uma decisão cautelar do TCU, que em dezembro de 2017 proibiu voos comerciais interestaduais no terminal. Na ocasião, a decisão foi acatada pelo Ministério dos Transportes. 

Nesta terça-feira (25), os ministros do tribunal voltariam a discutir a situação do terminal em sessão ordinária na plenária. A reunião estava agendada para ocorrer às 14h30, mas pauta foi excluída da sessão poucas horas antes dela começar. O TCU não informou o motivo da retirada da pauta e alegou que este é um “procedimento normal da Casa”. Ainda não há previsão de quando o TCU vai julgar o mérito do processo. 

Imbróglio

Desde 2005, a Pampulha opera apenas voos regionais e serviços de táxi aéreo. O fluxo de passageiros fica concentrado no aeroporto de Confins, concedido à iniciativa privada em 2013. A concessionária BH Airport, que administra Confins, também questionou judicialmente a reabertura comercial de Pampulha.

De acordo com a assessoria de imprensa da Anac, que atestou a capacidade de receber aviões de grande parte, a agência, como órgão técnico, “apenas cumpre seu papel, que, neste caso, é avaliar e homologar tecnicamente infraestruturas, certificar aeroportos e zelar pela segurança operacional”. O pedido de mudança na capacidade do terminal foi feito pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). 

Leia mais:

Anac autoriza Aeroporto da Pampulha a operar aviões maiores

Aeroporto da Pampulha ganha quatro novos destinos a partir desta segunda

Gol suspende voos da Pampulha para Congonhas via Juiz de Fora

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/tcu-adia-decis%C3%A3o-sobre-voos-de-longa-dist%C3%A2ncia-no-aeroporto-da-pampulha-1.658637

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.