quarta-feira, 23 outubro 2019
Início / Conteúdo / Receita alerta para fraude via e-mail – Geral

Receita alerta para fraude via e-mail – Geral

[ad_1]

A fim de garantir a segurança dos contribuintes, a Receita Federal fez nesta semana um alerta sobre mensagens falsas enviadas por e-mail utilizando o nome do órgão.

De acordo com informações da Receita, golpistas estão enviando e-mails informando a contribuintes que caíram na malha fiscal.

Na mensagem, deixam à disposição um link que supostamente levaria para um relatório do Imposto de Renda.

O órgão recomenda que o usuário apague o e-mail e não clique nos links. O ideal é não fazer download ou tentar abrir os arquivos anexados, que podem causar danos ao computador ou roubar informações confidenciais do contribuinte.

A Receita não informou quantas pessoas podem ter caído no golpe.

“A Receita Federal ressalta que não envia e-mails para informar se o contribuinte está ou não em malha fiscal. Tampouco autoriza outras instituições a enviarem e-mails em seu nome”, informou o órgão por meio de nota.

De acordo com o advogado Jonatas Fernandes, especialista em direito digital, é preciso usar o bom senso e desconfiar quando receber mensagens semelhantes.

“Não se deve levar em consideração uma solicitação, principalmente por e-mail, que pede para informar ou confirmar dados”, alerta o advogado.

Para saber se a declaração está na malha, o contribuinte deve acessar o Extrato de Processamento da DIRPF via e-CAC, no site da Receita Federal (rfb.gov.br). Para acessar o extrato da declaração é necessário usar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Na seção “Pendências de malha” do extrato, o contribuinte pode identificar se a declaração está retida em malha fiscal ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo.

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://onorte.net/geral/receita-alerta-para-fraude-via-e-mail-1.695166

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.