domingo, 20 outubro 2019
Início / Conteúdo / Rafa Matos inicia luta pelo primeiro bicampeonato no automobilismo norte-americano – Esportes

Rafa Matos inicia luta pelo primeiro bicampeonato no automobilismo norte-americano – Esportes

[ad_1]

Ele se tornou o primeiro campeão brasileiro na Trans-Am, tradicional categoria norte-americana para carros de turismo, com direito a cinco vitórias e festa antecipada. E vai repetir a dose esse ano.

Pois qual pode ser a principal motivação de alguém que, neste fim de semana, volta à pista em Sebring, na Flórida, como o piloto a ser batido?

No caso do mineiro Rafa Matos, mais do que confirmar a supremacia na classe TA2 com o Chevrolet Camaro da equipe Coleman 3D Dimensional Services, está em jogo a possibilidade de, pela primeira vez na carreira, conseguir um bicampeonato. Fato curioso numa carreira marcada pelo domínio em variadas categorias.

Na verdade, fruto de uma trajetória no automobilismo norte-americano que exigia bons resultados para lutar pelas bolsas (scholarships) oferecidos aos melhores, o que permitiu dar os vários passos que o levaram à Fórmula Indy. Assim, os troféus de campeão na Skip Barber, na F-Dodge, na Star Mazda, na F-Atlantic e na Indy Lights passaram a integrar o currículo, sempre como etapas intermediárias.

Pela primeira vez Rafa terá a chance de defender um título, missão que não é das mais simples considerando o nível cada vez mais alto da Trans-Am. Além dos especialistas da categoria, é necessário enfrentar os destaques da Nascar Xfinity Series, divisão de acesso da Stock Car que divide a programação em duas ocasiões, bem como convidados com pé direito pesado.

“No ano passado os motores Chevrolet tinham desvantagem nas retas para os Fords pelo regulamento, o que não será o caso agora, ao menos a princípio. Fizemos um trabalho muito forte também no acerto do chassi e as informações que acumulamos ano passado vão nos ajudar na definição da estratégia de corrida.

Em Sebring mesmo, talvez não seja o caso de lutar desesperadamente pela pole, mas de ter um carro capaz de poupar os pneus até o fim, quando tudo se decide”.

Lição aprendida e que será posta em prática na tentativa de vencer nas pistas em que não foi possível na temporada passada.

O calendário de 2019 traz duas novidades, com uma visita ao desafiador traçado de Laguna Seca, em Monterrey (Califórnia) e outra a Lime Rock Park, no estado de Connecticut. Duas pistas que Rafa conhece bem dos tempos em que disputou a série IMSA de endurance.

* Leia mais sobre automobilismo e motociclismo no site Racemotor (https://www.racemotor.com.br)

 

RÁPIDAS

SERGIO SETTE CÂMARA FAZ PRIMEIROS

TREINOS DO ANO NA F-2 EM JEREZ

Representante brasileiro na Fórmula 2, Sergio Sette Câmara iniciou ontem sua preparação de pista para a temporada, nos treinos coletivos da categoria em Jerez de La Frontera (Espanha). Agora defendendo a francesa DAMS, ele terminou o dia com a quarta melhor marca, mesmo sem andar em condições de qualificação na parte da tarde, quando vários pilotos baixaram seus tempos – a equipe priorizou a busca de um acerto de corrida. O trabalho prossegue hoje e amanhã e, antes do começo do campeonato, no Barein (30 e 31 de março), ainda haverá outra sessão de testes, desta vez em Barcelona. O objetivo do piloto de Belo Horizonte é garantir um dos três primeiros lugares na pontuação, o que valeria a Superlicença, documento que permite sua participação como titular na F-1.

CALOR DENTRO E FORA DA PISTA

NA ABERTURA DO MINEIRO DE KART

Cerca de 50 pilotos encararam, no fim de semana, a primeira etapa do Mineiro, no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, com bons pegas em todas as categorias, sempre em rodada dupla. Na Cadete, dupla vitória de Heitor Vasconcelos, seguido por Lucas Moura e Miguel Máximo. Enzo Azevedo dominou a Mirim, seguido por Oliver Gonçalves. Com 16 karts, Júnior e Super Sprinter foram à pista juntos, com vitórias de Marcelo Brandão e Clemente Jr. Vencedores diferentes na F-4 (Daniel Cançado e Gustavo Martins) e na F-4 Júnior (João Vítor e Helena Melo). Weller Prudência e Humberto Alves foram os melhores na Super Kart Indoor (karts de aluguel). A competição prossegue em 30 de março.

MELHOR DO PAÍS NAS SUPERBIKES VENCE

PRIMEIRA DO GP GERAIS, EM CURVELO

Campeão brasileiro nas Superbikes em 2018, o paulista Danilo Lewis venceu, na categoria, a primeira etapa do GP Gerais, o Mineiro de Motovelocidade, no Circuito dos Cristais, em Curvelo. Na divisão Evo, melhor para Ronan Dias, enquanto Jirios Abboud foi o mais rápido na Master. Antônio Franzen, o Toninho, dominou a Supersport 600cc e Diego Hilel conquistou a vitória na Supersport 300cc. A categoria, aliás, contou com a participação do paulista Ton Kawakami, em preparação para disputar o Mundial. Com sua Yamaha R3, ele estabeleceu novo recorde extra-oficial para o traçado – marca e resultado não foram validados por conta do uso dos pneus empregados, mais rápidos que os previstos no regulamento.

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/esportes/rafa-matos-inicia-luta-pelo-primeiro-bicampeonato-no-automobilismo-norte-americano-1.696868

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.