quarta-feira, 17 julho 2019
Início / Conteúdo / Queijo do Serro com selo de qualidade – Saúde

Queijo do Serro com selo de qualidade – Saúde

[ad_1]

A marca “Região do Serro”, selo que garantirá a qualidade e a procedência do queijo artesanal da região, será lançada hoje na cidade do Serro. A área produtora é composta por 11 municípios e possui cerca de 750 queijeiros, que fabricam aproximadamente 3,66 mil toneladas por ano.

O lançamento da marca será feito pelo Sebrae Minas, em parceria com a Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (Apaqs). De acordo com o Sebrae, trata-se da valorização da região a partir do produto, um dos grandes representantes da gastronomia mineira, conhecido desde a época da Coroa Portuguesa.

A iguaria é registrada como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro e certificada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) com o selo Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), que garante a origem.

A região produtora do Queijo do Serro é composta pelas cidades de Alvorada de Minas, Coluna, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro.

De acordo com cadastramento realizado pelo instituto, em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a produção diária na região é de cerca de 10 toneladas do famoso queijo artesanal.

Os produtores são, em sua maioria, agricultores familiares, de pequeno porte, com produção média diária em torno de 15 unidades.

Segundo o Sebrae, o apoio da entidade ajudou os produtores a organizarem a associação e reposicionarem o produto no mercado por meio da maturação do queijo e da valorização da origem. A produção do queijo nas propriedades rurais é toda artesanal.

 

CARACTERÍSTICAS

A altitude e o clima são determinantes para as características do produto e contribuem para definir o terroir, a exemplo dos melhores queijos franceses e italianos. “A marca Região do Serro vem expressar a identidade do território e faz parte da estratégia de valorização do queijo e de seus produtores”, afirmou Ricardo Boscaro, analista de Agronegócios do Sebrae Minas.

 

IGUARIA PREMIADA

No ano passado, o queijo do Serro ganhou destaque internacional ao conquistar quatro medalhas – três de prata e uma de bronze – no Mondial du Fromage, realizado na cidade de Tours, na França. A iguaria mineira concorreu com 700 produtos de 20 países.

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://onorte.net/sa%C3%BAde/queijo-do-serro-com-selo-de-qualidade-1.665606

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.