domingo, 15 dezembro 2019
Início / Conteúdo / Quebre o silêncio e previna o suicídio – Montes claros

Quebre o silêncio e previna o suicídio – Montes claros

[ad_1]

No próximo mês diversas entidades promovem a campanha Setembro Amarelo em prol da valorização da vida e prevenção ao suicídio. Com intuito de conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde emocional e identificar os primeiros sinais de depressão, a Escola Adventista e voluntários promovem hoje e no sábado o projeto “Quebrando o Silêncio”.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa de morte no mundo – mais de 800 mil pessoas, entre jovens de 15 a 29 anos. O último registro do Ministério da Saúde, realizado em 2015, mostrou que o autoextermínio é a quarta causa de morte, ficando atrás de violência e acidente de trânsito. 

O projeto “Quebrando o Silêncio” é desenvolvido desde 2002 pela Igreja Adventista com cunho educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica. Todos os anos é escolhido um tema a ser discutido com a sociedade –ano passado também foi o suicídio. 

“Este tema é um fenômeno silencioso e tornou-se uma questão de saúde pública. No entanto é algo notadamente que se pode prevenir. É imperativo que os governos invistam em recursos humanos e financeiros na prevenção do suicídio, com a implantação de atendimento gratuito com psicólogos através da rede municipal e CAPS”, explicou o psicólogo Alexandre Ramos. 

Ainda de acordo com o profissional, um dos comportamentos que pode originar doenças emocionais e mudar a atitude, principalmente das crianças, é o bullying, que gera uma reação agressiva. Ele explica que, nesses casos, a vítima conhece o agressor e se sente ameaçada na presença dele.

Já em casos de cyberbullying, essa reação não é comum, uma vez que a vítima costuma nem conhecer o autor. O especialista considera o cyberbullying mais grave, pois o agressor geralmente é anônimo e a visibilidade dessas ofensas é maior. 

 

AÇÃO

Hoje, às 11h, alunos da Escola Adventista participam de uma série de palestras voltadas para o tema. O evento será na rua Domingos de Souza Guerra, 95, São José. 

No sábado, às 9h, haverá uma passeata da praça Coronel Ribeiro até a Doutor Carlos, onde será realizada ação global com vários atendimentos na área da saúde, massoterapia e jurídica.

 

 

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
http://onorte.net/montes-claros/quebre-o-sil%C3%AAncio-e-previna-o-suic%C3%ADdio-1.651645

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.