domingo, 19 maio 2019
Início / Conteúdo / Público recorde na folia de BH vai exigir reforço na estrutura e segurança – Horizontes

Público recorde na folia de BH vai exigir reforço na estrutura e segurança – Horizontes

[ad_1]

Nada menos que 4,6 milhões de pessoas são esperadas para curtir o maior Carnaval de todos os tempos de Belo Horizonte. O público previsto é 20% maior do que o registrado no ano passado. O número ultrapassa a população das quatro maiores cidades de Minas juntas: BH (2,5 milhões), Uberlândia (683 mil), Contagem (659 mil) e Juiz de Fora (564 mil). Diante do recorde, o desafio é oferecer uma estrutura adequada e garantir a segurança de quem participar da farra.

Serão 23 dias de atrações e os foliões que pretendem curtir o reinado de Momo na capital já podem tirar as fantasias e o glitter do armário. A partir deste sábado é dada a largada para os 515 blocos de rua que farão 620 desfiles pelas nove regionais, sendo a maioria fora do hipercentro. 

As informações foram dadas nessa quarta (13). “Temos certeza da entrega do melhor Carnaval do país em 2019”, afirmou o presidente interino da Belotur, Gilberto Castro, que espera receber 200 mil turistas em BH.

Caso a expectativa seja alcançada, são 800 mil pessoas a mais do que em 2018. Para a professora de dança Maíra Rodrigues, de 34 anos, que participa de sete bloquinhos, a concentração de foliões implica em maiores cuidados, principalmente com a segurança. Para a foliã, outras carências precisam ser superadas. “O número de banheiros, que ainda é pequeno, é uma questão primordial”, diz ela, que também reclama do transporte público.

A quantidade de sanitários químicos passou de 14 mil para 15 mil, 7% a mais.

Em 2019, a festa nos palcos se encerrará às 23h e o desfile dos blocos às 22h. Para ver a programação completa da folia acesse hojeemdia.com.br

Já a segurança da festa contará com novidades, principalmente o uso de tecnologias. Drones e um caminhão com uma câmera elevada, capaz de captar imagens a até três quilômetros de distância, serão utilizados pela Polícia Militar e Guarda Municipal. 

Todo o efetivo das duas corporações, de 8,5 mil e 2 mil agentes, respectivamente, estará mobilizado. A quantidade é a mesma do ano passado. Porém, conforme o comandante de policiamento da capital, coronel Anderson de Oliveira, agentes da Grande BH poderão ser deslocados, se necessário. 

Duas delegacias móveis, uma na Praça da Estação e outra em frente à unidade de proteção às Mulheres, no Barro Preto, serão montadas para dar reforço no atendimento aos foliões. Segundo o delegado do 1° Departamento de Polícia Civil, Vagner Sales, a medida visa agilizar as queixas de assédio, além de outros crimes comuns durante a festa, como furto e roubo. Agentes infiltrados nos blocos também serão empenhados.

“Foi elaborada uma escala de reforço em todas as delegacias de plantão, além da unidade das Mulheres e do Menor. Vamos trabalhar para que o fluxo seja mais rápido, de forma que a PM possa ser liberada para continuar o trabalho preventivo”, diz Vagner Sales.

Editoria de Arte

Carnaval 2019


Transporte

A BHTrans informou que vai realizar ações para garantir a mobilidade de quem vai curtir o Carnaval e da população que precisa se deslocar na cidade. 

Uma estrutura fixa de interdições e desvios será montada na área central na tentativa de minimizar impactos. A recomendação é priorizar a avenida do Contorno, que estará liberada para os motoristas e para o transporte coletivo.

(Colaborou Raul Mariano)

Leia mais:

Carnaval de BH começa no sábado, terá 23 dias e 20% a mais de público

Pelo menos 377 blocos vão desfilar fora da região Centro-Sul no Carnaval de BH

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/p%C3%BAblico-recorde-na-folia-de-bh-vai-exigir-refor%C3%A7o-na-estrutura-e-seguran%C3%A7a-1.693771

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.