terça-feira, 18 junho 2019
Início / Conteúdo / Programa de voluntariado para intercambistas segue com inscrições abertas em BH – Horizontes

Programa de voluntariado para intercambistas segue com inscrições abertas em BH – Horizontes

[ad_1]

Intercambistas que desejam participar do 15º Programa Municipal de Voluntariado Internacional, da Prefeitura de Belo Horizonte, têm até este domingo (30) para se inscreverem. O programa oferece 60 vagas anuais e permite a vivência de políticas públicas municipais por meio da prestação de serviços voluntários. 

Dentre os setores disponíveis para a ação, estão trabalhos nas áreas assistencial, científica, cívica, cultural, educacional, recreativa, esportiva e tecnológica. 

Para se inscrever, o interessado deve enviar e-mail para voluntariointernacional@pbh.gov.br, com cópias dos documentos pedidos no edital, além de ficha de inscrição devidamente preenchida. O edital completo pode ser acessado no Diário Oficial do Município (DOM).

A seleção será feita com base nos critérios de adequação da área de estudos e da experiência profissional do voluntário à demanda ofertada pelos órgãos e entidades da prefeitura. 

Condições de participação

Podem participar estrangeiros regularmente matriculados em universidades locais. De acordo com o edital, são considerados voluntários os estrangeiros atendidos pelo programa nas seguintes categorias: estudantes, pesquisadores, professores universitários e demais profissionais, técnicos e servidores públicos de empresas estatais, órgãos e instituições parceiras do município.

Ainda segundo o documento, o serviço voluntário prestado nos termos dispostos no edital não será remunerado, não gerará vínculo empregatício, nem obrigações de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

A iniciativa permite aos voluntários intercambiar experiências e contribuir para o processo de internacionalização da capital mineira. As atividades terão carga horária de 16 a 20 horas por semana e o programa pode durar de três a seis meses.

 

Voluntariado

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, 14 estudantes estrangeiros de sete países participaram do programa no ano passado. A iniciativa desenvolve parcerias no exterior de modo a corroborar para o processo de internacionalização da cidade. 

Segundo o diretor de Relações Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Hugo Salomão, a iniciativa permite a troca de experiências entre estudantes e instituições, o intercâmbio cultural e de conhecimentos entre voluntários estrangeiros e servidores municipais.

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/programa-de-voluntariado-para-intercambistas-segue-com-inscri%C3%A7%C3%B5es-abertas-em-bh-1.658942

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.