quarta-feira, 20 novembro 2019
Início / Capa / Procon realiza visita técnica sobre acessibilidade em Shopping Sete Lagoas

Procon realiza visita técnica sobre acessibilidade em Shopping Sete Lagoas

O Procon/SL na última semana de setembro visitou o Shopping Sete Lagoas e as salas de cinema situadas no local para avaliar a condições oferecidas aos deficientes e pessoas com mobilidade reduzida e assim em conjunto com os responsáveis analisar melhorias e adequações positivas para que o público referido possa ter seus direitos prontamente atendidos. Na ocasião foram observados itens como acesso para cadeirantes, sinalização para deficientes visuais, vasos sanitários, rampas, saídas de emergência e também o local reservado aos cadeirantes nas salas de cinema entre outras adaptações.

 A acessibilidade é uma preocupação constante atualmente e está diretamente ligada ao fornecimento de condições às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, para a utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços públicos ou coletivos. Na visita técnica o órgão municipal contou com a participação voluntária do cadeirante Robson Ribeiro que relatou sobre as dificuldades encontradas quando deseja assistir um filme nas salas de cinema: “O lugar reservado existe, porém ele é desconfortável perante ao tempo de duração do filme, fica localizado muito rente a tela. Eu me prontifiquei em acompanhar a visita técnica junto ao Procon porque acredito que quem sente na pele a dificuldade e a necessidade sabe explicar melhor os detalhes que podem fazer muita diferença nesse processo inclusão e acessibilidade”.

A acessibilidade para deficientes visuais e auditivos nas salas de cinema também foi abordada e está prevista na Lei 13.146/2015, que criou o Estatuto da Pessoa com Deficiência. A lei fixou um prazo máximo de quatro anos, a partir de 1º de janeiro de 2016, para que as salas de cinema brasileiras ofereçam, em todas as sessões, recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência.

O direito à acessibilidade vem promovendo através de órgãos públicos ou privados, diversas mudanças nas condições de acesso aos espaços coletivos, permitindo aos portadores de deficiência uma maior aproximação aos serviços prestados à população.

Reclamações e orientações podem ser realizadas através dos seguintes canais de atendimento do Procon de Sete Lagoas: (031) 3772-5140 / 151 ou pessoalmente na sede do órgão, que fica na Rua Cônego Raimundo, 32 – Centro. Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 07 às 17:30 horas (distribuição de senhas para atendimento até as 16 horas).

Ascom Procon/SL

Veja também...

Clima de deserto; calor em Minas Gerais bate recorde

O tempo seco bate recorde em Belo Horizonte, o clima de deserto domina regiões do estado e o fantasma …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.