terça-feira, 12 novembro 2019
Início / Conteúdo / Prefeitos de Ouro Preto, Congonhas e Diamantina pedem manutenção de gestoras do IPHAN em 2019 – Cidades

Prefeitos de Ouro Preto, Congonhas e Diamantina pedem manutenção de gestoras do IPHAN em 2019 – Cidades

[ad_1]

As Prefeituras de Ouro Preto, Congonhas e Diamantina, as três principais cidades turísticas de Minas Gerais, publicaram um ofício idêntico cada pedindo ao futuro ministro da Cultura, Osmar Terra, a permanência das atuais gestoras do Patrimônio Cultural.

São elas, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogea, bem como da superintendente da autarquia em Minas, Célia Maria Corsino. Kátia foi nomeada durante o início do Governo Temer, em 2016.

Nos documentos, explicita-se que o pedido não se motiva por “questões político-ideológicos”, mas pela “preocupação com a Cultura Nacional”, uma vez que 63% dos recursos tombados no Brasil estão no Estado.

Para o secretário de Cultura de Ouro Preto, Zaqueu Astoni Moreira, a conservação das duas autoridades é importante, “porque elas retomaram o diálogo com o executivo municipal, e fizeram uma gestão muito boa junto ao IPHAN”.

Os prefeitos dos três municípios, ao final do documento, aproveitam para parabenizar o presidente eleito pela escolha de Terra para a pasta e para fazer votos de êxito.

Biografias

Kátia Bogéa é especialista em Historiografia Brasileira e Regional. Sergipana, erradicou-se no Maranhão, onde começou a servir ao IPHAN, em 1980, como estagiária. Antes de receber o cargo de presidente da autarquia, foi superintendente do Estado maranhense, entre 2003 e 2015. Ela foi a primeira integrante do corpo de servidores do Instituto a ser nomeada para a Presidência.

Já Célia Maria Corsino é museóloga, especializada em Metodologia do Ensino Superior e em Administração de Projetos Culturais. Faz parte do quadro de funcionários da entidade há mais de sete anos, ocupando o cargo de superintendente de Minas Gerais desde março de 2015.

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/cidades/prefeitos-de-ouro-preto-congonhas-e-diamantina-pedem-manuten%C3%A7%C3%A3o-de-gestoras-do-iphan-em-2019-1.681435

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.