segunda-feira, 14 outubro 2019
Início / Conteúdo / Prazo para regularizar ou solicitar título eleitoral termina no dia 9 de maio

Prazo para regularizar ou solicitar título eleitoral termina no dia 9 de maio

[ad_1]

Faltando pouco menos de seis meses para as eleições que decidirão o novo presidente, governadores, senadores e deputados federais e estudais, milhares de eleitores mineiros ainda não regularizaram o título de eleitor. O prazo para tirar ou transferir o documento, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), termina no dia 9 de maio.

Essa também é a data limite para alterar dados cadastrais e ficar apto a votar no pleito de 2018. O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida também só tem o dia 9 para solicitar a transferência para uma seção com acessibilidade.

O prazo também é o limite para comparecimento dos eleitores que quiserem fazer o recadastramento biométrico, apesar de o procedimento ainda não ser obrigatório na maioria das cidades mineiras, como em Belo Horizonte. Balanço do TRE aponta que somente 26% dos eleitores, o equivalente a 4.106.291, tiveram a biometria cadastrada.

Irregularidade

A partir deste ano, a votação por biometria já será obrigatória em Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia. Nestes quatro municípios, mais de 323 mil eleitores estão com o título cancelado porque não fizeram o cadastramento.

Eleitores que ficaram três vezes sem votar ou se justificar também devem se apressar, pois o prazo para regularizar sua situação também é 9 de maio. A regularização do título só pode acontecer na cidade onde o eleitor vota ou pretende votar neste ano. “Ou seja, quem é eleitor (ou pretende ser) em Juiz de Fora ou Ribeirão das Neves, por exemplo, não pode ser atendido em Belo Horizonte”, explica o TRE.

Clique aqui e confira os endereços dos locais de atendimento da Justiça Eleitoral em todo o Estado.

Documentação

Aqueles que já completaram 18 anos devem procurar um cartório eleitoral e tirar o título de eleitor. Quem tem 16 anos ou completará até a data do primeiro turno, no dia 7 de outubro, também pode tirar o título para votar neste ano. 

Para isso, os documentos necessários são: 

– um documento de identidade (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento) que comprove a nacionalidade brasileira;

– comprovante de endereço recente (para transferência, precisa ter, pelo menos, três meses de residência)

– comprovante de quitação com o serviço militar (para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino)

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/prazo-para-regularizar-ou-solicitar-t%C3%ADtulo-eleitoral-termina-no-dia-9-de-maio-1.612704

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.