terça-feira, 19 novembro 2019
Início / Capa / Prazo para o desligamento da TV analógica em Sete Lagoas é adiado

Prazo para o desligamento da TV analógica em Sete Lagoas é adiado

O desligamento do sinal analógico será adiado pela mais uma vez em Belo Horizonte, isto é, o Grupo de Implantação da TV Digital (GIRED), decidiu na manhã desta terça-feira (7), propor ao Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, que o desligamento na capital, tenha início a partir desta quarta-feira (8), e encerre totalmente até o dia 22 deste mês, mesma data do Rio de Janeiro.

Uma pesquisa do Ibope, realizada em Belo Horizonte e nos municípios do entorno, entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro, constatou que cerca de 10% dos domicílios em Belo Horizonte ainda utilizam sinal analógico. O grupo GIRED constatou ainda que faltou apenas 0,7 ponto percentual para o atingimento do mínimo de 90% de domicílios com sinal digital, para que o desligamento pudesse ser realizado, segundo as normas do Governo Federal.

Segundo a GIRED, a digitalização da TV aberta irá proporcionar maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como a interatividade. Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV analógica. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G LTE) de maior velocidade no Brasil.

O grupo ainda acredita que em duas semanas será alcançado o percentual desejado para que ocorra o apagão no dia 22, que inicialmente aconteceria em julho deste ano.

O sinal será desligado nos seguintes municípios de Minas Gerais: Araçaí, Baldim, Betim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

A EAD Seja Digital é responsável por distribuir conversores de TV Digital e antenas de recepção às famílias beneficiárias dos programas sociais do Governo Federal. Os interessados devem agendar a retirada do kit gratuito no site http://www.sejadigital.com.br/home.

Com EAD Seja Digital

Veja também...

Clima de deserto; calor em Minas Gerais bate recorde

O tempo seco bate recorde em Belo Horizonte, o clima de deserto domina regiões do estado e o fantasma …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.