quinta-feira, 17 outubro 2019
Início / Conteúdo / Praça 7 recebe ato em apoio a Lula: 'luta por eleições livres e democráticas'

Praça 7 recebe ato em apoio a Lula: 'luta por eleições livres e democráticas'

[ad_1]

Integrantes da Frente Brasil Popular, formada por entidades como CUT, MST, UNE e os partidos PT e PCdoB, fazem na manhã desta sexta-feira (6) um protesto na Praça 7 em apoio ao ex-presidente Lula. O petista foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do caso tríplex do Guarujá. 

Conforme a Polícia Militar, que acompanha o ato, o protesto acontece de forma pacífica e, por enquanto, não atrapalha o trânsito na região. O lema dos manifestantes que estão nas ruas é: “resistir, defender a liberdade de Lula e lutar por eleições livres e democráticas”.

“É preciso expressar a resistência nas ruas e nas redes em defesa da liberdade de Lula, por eleições livres e democráticas e contra a perseguição aos movimentos sociais e as lideranças progressistas que ousam discordar e lutar para que o Brasil não caia do abismo da repressão e autoritarismo”, defende o movimento.

Além de BH, as cidades mineiras de Montes Claros, São João Del Rey, Juiz de Fora, Governador Valadares, Ouro Preto, Viçosa, Uberlândia, Araçuai, são Domingos do Prata, Caxambu, Ubá, Ipatinga e Ponte Nova também programaram atos para esta sexta-feira.

Leia mais:

Ex-presidente Lula não irá se entregar, afirma Rui Falcão

MST fecha BR-381 em protesto contra a prisão do ex-presidente Lula

Lula tenta novo habeas para não ser preso

Ordem de prisão

“Relativamente ao condenado e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17:00 do dia 06/04/2018, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão”, informou ontem o juiz Sérgio Moro, na ordem de prisão.

Moro também proibiu o uso de algemas em Lula. “Esclareça-se que, em razão da dignidade do cargo ocupado, foi previamente preparada uma sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior, na própria Superintendência da Polícia Federal, para o início do cumprimento da pena, e na qual o ex-presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física”, escreveu.

O magistrado ainda indicou que “os detalhes da apresentação deverão ser combinados com a Defesa diretamente com o Delegado da Polícia Federal Maurício Valeixo, também Superintendente da Polícia Federal no Paraná”.

Defesa

Em nota, o criminalista José Roberto Batochio, defensor de Lula, afirmou: “Como o processo não terminou no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) essa providência da decretação da prisão, esse açodamento na decretação da prisão do ex-presidente configura a mais rematada expressão do arbítrio no século XXI”.

Vigília

O PT convocou militantes para uma vigília permanente em favor de Lula em São Bernardo do Campo, onde ele mora, e ainda insiste numa pressão à presidente STF, ministra Cármen Lúcia, para que ela paute as ações sobre prisão após segunda instância.

*Com agências

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
http://hojeemdia.com.br/horizontes/pra%C3%A7a-7-recebe-ato-em-apoio-a-lula-luta-por-elei%C3%A7%C3%B5es-livres-e-democr%C3%A1ticas-1.611432

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.