quarta-feira, 20 novembro 2019
Início / Conteúdo / Polícia procura homem suspeito de planejar atentado em Barcelona | Internacional

Polícia procura homem suspeito de planejar atentado em Barcelona | Internacional

[ad_1]

O Departamento de Estado de EUA emitiu neste domingo uma alerta a seus cidadãos. Em sua conta oficial de Twitter, pede que se aumentem as medidas de precaução em Barcelona durante as festas de Natal e Ano novo. Concretamente, faz referência à Rambla. “Os terroristas podem atacar”, assegura o tuit, “em zonas turísticas, de transporte e outras áreas públicas”. O Departamento de Estado pede especial precaução em áreas de circulação de veículos, “incluídos ônibus”.

Fruto das informações recebidas, os Polícias catalães buscam a um homem que poderia estar relacionado com esses atentados. Trata-se de B. L., de 30 anos, originário de Casablanca (Marrocos), com carteira para conduzir ônibus. Ao suspeito consta-lhe uma denúncia em 2006 por insultar no aeroporto de Málaga à Policia civil, segundo fontes policiais. Os serviços de informação também têm conhecimento de que viajou de Almeria a Nador, em 2015, e de Tánger a Algeciras, em 2018.

A policial está levando a cabo controle de motoristas de ônibus e minibuses no centro de Barcelona, além do reforço das medidas de segurança, para tentar localizar ao possível suspeito. A Delegacia Geral de Informação está realizando também comprovações em empresas de aluguel, de hotéis e entradas a Catalunha. Por agora, não há constância de que esteja em território espanhol.

A policial autonômica reforçará a segurança na Rambla durante as festas de Natal ante possíveis ameaças. Os Polícias catalães aumentarão a presença policial e incrementará também as inspeções na zona, segundo confirmam fontes policiais. Também se realizassem controles antiterroristas no resto de pontos de interesse da cidade, como a Sagrada Família. Assim mesmo, os agentes receberam instruções de aumentar as medidas de autoprotección, igual que a Guarda Urbana de Barcelona, que também ordenou a seu modelo que reforce a presença policial na Rambla. Também se intensificará a vigilância nas comissárias e em todos os locais nos que se prevêem aglomerações. 

Os avisos ante possíveis atentados terroristas incrementam-se durante Natal. O Ministério do Interior mantém o nível de alerta terrorista 4, em uma escala de 5. O passado 11 de dezembro, umas horas antes do atentado em um mercadillo de Natal em Estrasburgo, o ministério ordenou um “reforço de especial intensidade” das medidas de segurança antiterroristas.

O motivo do reforço, que não supõe um incremento do nível da alerta terrorista, se deve às “deslocações e as grandes concentrações derivadas das celebrações”, segundo uma nota do ministério. A decisão tomou-se o 11 de dezembro, na reunião periódica da mesa de avaliação de risco terrorista, e se manterão até o 8 de janeiro.

As medidas consistem em reforçar os operativos de vigilância, de proteção, os controles aleatórios de pessoas e de veículos em zonas com um elevado trânsito, como praças, ruas, vias comerciais e edifícios emblemáticos. Também se aplica aos grandes centros e infraestruturas de transportes aéreos, terrestres e marítimos.

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/12/23/internacional/1545590360_744959.html#?ref=rss&format=simple&link=link

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.