quinta-feira, 24 outubro 2019
Início / Conteúdo / PF prende ex-presidente da FIEMG em operação para combater corrupção em contratos do Sistema S – Primeiro Plano

PF prende ex-presidente da FIEMG em operação para combater corrupção em contratos do Sistema S – Primeiro Plano

[ad_1]

A Polícia Federal (PF) prendeu o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, durante a operação Fantoche, deflagrada para investigar irregularidades envolvendo o Ministério do Turismo e as entidades do Sistema S. Conforme noticiado pela GloboNews, o empresário foi detido em São Paulo. 

Andrade é ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). O engenheiro, nascido em São João Del Rey, ficou por dois mandados (2002 a 2010) à frente da entidade. Procurada pela reportagem, a CNI ainda não se posicionou sobre a operação e a prisão do presidente da entidade.

As apurações da PF indicam que um grupo de empresas sob o controle de um mesmo núcleo familiar teria recebido mais de R$ 400 milhões a partir de crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos. “

O modus operandi empregado é sempre similar e, em resumo, consiste na utilização de entidades de direito privado sem fins lucrativos para justificar celebração de contratos e convênios diretos com o Ministério convenente e Unidades do Sistema S”, explicou a corporação.

Além de SP, Minas Gerais, Recife, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Alagoas e o Distrito Federal foram alvos da ação.

Irregularidade

Ainda segundo a PF, os contratos, em sua maioria, eram voltados à execução de eventos culturais e de publicidade superfaturados, sendo que alguns não eram executados. “Os recursos posteriormente desviados em favor do núcleo empresarial por intermédio de empresas de fachada”.

Além da PF, que contou com 213 agentes na operação, oito auditores do Tribunal de Contas da União participaram da ação, para cumprir 40 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão temporária. As ordens judiciais foram determinadas pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, que ainda autorizou o sequestro e bloqueio de bens e valores dos investigados.

Leia mais:

Minas é um dos alvos de operação que investiga contratos ilegais no Ministério do Turismo

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/pf-prende-ex-presidente-da-fiemg-em-opera%C3%A7%C3%A3o-para-combater-corrup%C3%A7%C3%A3o-em-contratos-do-sistema-s-1.694968

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.