quarta-feira, 13 novembro 2019
Início / Conteúdo / Número de mortos já identificados em Brumadinho sobe para 179 no dia em que tragédia completa um mês – Horizontes

Número de mortos já identificados em Brumadinho sobe para 179 no dia em que tragédia completa um mês – Horizontes

[ad_1]

Subiu para 179 o número de óbitos identificados em decorrência do rompimento da barragem da Mina do Feijão, administrada pela Vale, em Brumadinho, na Grande BH. Trinta dias após a tragédia varrer parte do município, 131 pessoas ainda estão desaparecidas e 185 estão desabrigadas. Os números foram apresentados pela Defesa Civil na tarde desta segunda-feira (23), durante uma coletiva de imprensa.

Segundo o capitão Junior Silvano, diretor de Resposta à Desastres da Defesa Civil Estadual, na semana passada, foi encaminhada para a Secretaria Nacional de Defesa Civil um processo para determinar situação de calamidade pública no município. “É condição para que a Caixa Econômica Federal faça a liberação do FGTS aos atingidos pelo rompimento”, disse. A princípio, esse pedido foi só para Brumadinho e não para outras cidades que tiveram barragens com risco de rompimento nas últimas semanas.

O capitão ainda comunicou que moradores de cerca de 40 comunidades, que tiveram o acesso à cidade prejudicado após o mar de lama invadir parte do município, terão um novo acesso provisório a outras localidades de Brumadinho. A estrada, que deverá ser entregue nos próximos dias, vai substituir, temporariamente, a ponte que estava com previsão de ser entregue no dia 1º de março. O atraso ocorreu, segundo capitão Junior, por conta das chuvas.

“Já tivemos retorno, e o acesso está construído. Mas, encontramos situações de risco no local. Colocamos como condições que a empresa faça a retirada de caminhões, sinalize o local e instale iluminação noturna para que as pessoas passem de forma segura”, acrescentou o capitão, que deverá ir até o local nesta terça-feira (26) para apurar a situação.

Outras cidades

Ainda no pronunciamento, o capitão atualizou os números de desabrigados de outras cidades que passaram pelo temor de um novo rompimento de barragem. Segundo ele, cerca de mil pessoas tiveram que deixar suas casas, além de Brumadinho, em Nova Lima, Itatiaiuçu e Barão de Cocais. “Em Nova Lima, 70 pessoas foram evacuadas. No distrito de Macacos, 317. Em Itatiaiuçu, 206 deixaram suas casas e 450 em Barão de Cocais”, enumerou. Já em Brumadinho, o número da Defesa Civil municipal mostra que 185 estão nessa condição.

Leia mais:

Por indenização em Brumadinho, estelionatário usou documento de pessoa que morreu há dez anos

Após um mês de trabalhos intensos, Bombeiros garantem que não há previsão para término das buscas

Dodge cobra informações sobre barragens em risco de rompimento

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/n%C3%BAmero-de-mortos-j%C3%A1-identificados-em-brumadinho-sobe-para-179-no-dia-em-que-trag%C3%A9dia-completa-um-m%C3%AAs-1.696508

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.