quarta-feira, 13 novembro 2019
Início / Conteúdo / Ministério da Saúde alerta: epidemia de H2N3 no Brasil é boato

Ministério da Saúde alerta: epidemia de H2N3 no Brasil é boato

[ad_1]

Se você recebeu um áudio nas redes sociais alertando para o perigo do H2N3, um tipo de vírus que causa gripe e “que ja matou muita gente”, fique tranquilo, pois essa notícia não passa de mais um boato.  

O Ministério da Saúde esclarece que não existe uma cepa “H2N3” de vírus da influenza no Brasil. Os vírus de influenza que atualmente circulam no país são o influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. O país também possui uma rede de unidades para vigilância da influenza, onde é possível monitorar a circulação do vírus.

Se por um lado o H3N2 é uma fake news, a população deve ficar atenta para uma notícia que realmente interessa. A vacina protege contra os três tipos de vírus e a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza está agendada para o dia 23 de abril.

Até o dia  07 de abril foram registrados 286 casos de influenza em todo o país, com 41 óbitos. Do total, 71 casos e 12 óbitos foram por A/H3N2. Em relação ao vírus A/H1N1pdm09, foram registrados 116 casos e 16 óbitos. Ainda foram registrados 52 casos e 6 óbitos por influenza B e os outros 46 casos e 7 óbitos por influenza A não subtipado. 

A campanha será realizada no período de abril e maio, antes do pico de transmissão do vírus influenza no Brasil, que ocorre no mês de julho.

No Brasil, o público alvo representará aproximadamente 60 milhões de pessoas e a meta (nacional) é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação. Em Minas Gerais espera-se vacinar 5.034.284 indivíduos. O Influenza é um vírus de circulação sazonal e, em 2018, a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra 3 tipos de Influenza, sendo eles o H3N2, o H1N1 e o B.


Tipos de Influenza

O vírus influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Uma pessoa pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e, em geral, tem evolução autolimitada. Porém, em alguns casos, pode evoluir para uma forma grave. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública, não estando relacionada com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

 

 

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
http://hojeemdia.com.br/horizontes/minist%C3%A9rio-da-sa%C3%BAde-alerta-epidemia-de-h2n3-no-brasil-%C3%A9-boato-1.613123

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.