quarta-feira, 16 outubro 2019
Início / Conteúdo / Minas confirma caso importado de sarampo, e PBH alerta para vacinação antes do Carnaval – Horizontes

Minas confirma caso importado de sarampo, e PBH alerta para vacinação antes do Carnaval – Horizontes

[ad_1]

Após seis anos sem registro de sarampo em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou um caso da doença em 2019. O caso é importado, ou seja, a pessoa contraiu a enfermidade em outro local, mas mora no Estado. 

O infectado, conforme levantamento da SES, é italiano, mas reside em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre dezembro de 2018 e janeiro deste ano, o paciente viajou para a Croácia e Itália. A suspeita é que ele pegou a doença em um desses dois países.

“As ações de bloqueio vacinal e pesquisa diagnóstica foram oportunamente realizadas pelas equipes das vigilâncias locais”, destacou o Estado. O último caso confirmado de sarampo em Minas ocorreu em 2013, quando dois moradores de Minas pegaram a doença na Flórida, nos Estados Unidos.

O sarampo é um vírus altamente contagioso e a infecção causada por ele pode ter sérias consequências para a saúde, sobretudo das crianças, podendo levar à morte. Por outro lado, a vacina contra a doença é eficaz.

Carnaval

No período do Carnaval, época em que turistas de várias partes do mundo vem para o Brasil, inclusive para BH, que neste ano deve receber mais de 4,6 milhões de pessoas, o Ministério da Saúde e a Prefeitura de BH fazem um alerta sobre a importância da vacinação.

Segundo a PBH, profissionais que atuam na prestação de serviços, como taxistas, motoristas de aplicativos de transporte, trabalhadores de hotéis e do setor de alimentação, principalmente, devem atualizar o cartão de vacina. Não há casos da doença na capital mineira, mas a única forma de evitar a transmissão da doença e se imunizando.

Vacina

Quem ainda não foi vacinado deve procurar o mais rápido possível um Centro de Saúde para receber a dose da Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A vacina está disponível em todos os 152 centros de saúde de BH, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. 

Para a proteção contra o sarampo são necessárias duas doses para quem tem até 29 anos. Para maiores de 29 anos é necessária apenas uma dose. Os viajantes com destino a regiões com transmissão do vírus devem estar com suas vacinas atualizadas antes de viajar.

O sarampo é transmitido geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença. Os sintomas são febre alta, conjuntivite, tosse e manchas vermelha no corpo. Caso apresente algum dos sintomas, procure imediatamente o serviço de saúde.

Leia mais:

Butantan vai doar 1 milhão de doses de vacina para a Venezuela

Minas recomenda vacina contra febre amarela antes do Carnaval para evitar surto

 

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/minas-confirma-caso-importado-de-sarampo-e-pbh-alerta-para-vacina%C3%A7%C3%A3o-antes-do-carnaval-1.696651

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.