[ad_1]
Que tal uma alternativa (ou complemento) ao consumo de proteína animal? Em breve, o ora-pro-nóbis – a conhecida hortaliça utilizada na culinária mineira – poderá chegar mais facilmente ao comércio e ser armazenada com mais durabilidade em casa.
É o que mostram os resultados de um estudo desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Montes Claros, no Norte do Estado. Os pesquisadores constataram que o alto teor proteico, além de minerais lipídios e carboidratos totais, se mantiveram mesmo após a desidratação do vegetal.
Na prática, as folhas da hortaliça contém 22% de proteína bruta na matéria seca, índice considerado elevado pelo grupo que estuda a planta. durante o trabalho, foram testados dois tipos de processos de desidratação: pelo sol e por estufa. Em ambos, os resultados deixaram claro que o consumidor que busca uma alimentação balanceada e rica pode investir no ora-pro-nóbis desidratado.
Facilidade em casa
E mais: quem quiser, pode desidratar o item em casa com eficácia. De acordo com a professora Neide Judith de Oliveira, após a desidratação, foram realizados testes de presença de sujidades, avaliação microbiológica e caracterização da composição nutricional. Ou seja, em bom Português: ora-pro-nóbis seco foi aprovado cientificamente.
“Um resultado importante da pesquisa é a exequibilidade da técnica, ou seja, ela pode ser executada com métodos simples na casa do produtor agrícola se ele tomar os cuidados necessários no preparo dos alimentos”, explicou a pesquisadora.
A intenção é que, a partir dos resultados do trabalho, os produtores rurais possam, após a desidratação, aproveitar o excedente da produção. A pesquisadora também acredita que, no futuro, o ora-pro-nóbis desidratado poderá ser comercializado a exemplo de temperos e outros vegetais.
Planta boa
Segundo Neide de Oliveira, a hortaliça traz muitos benefícios para a saúde, como a alta presença de proteínas e a presença de mucilagem, tipo de fibra que melhora o funcionamento do intestino, além de oferecer aminoácidos essenciais.
O diferencial do ora-pró-nobis em relação a outras hortaliças é o seu cultivo facilitado, pois demonstra grande tolerância à seca, característica que garante a fixação da planta em regiões como o Norte de Minas, mesmo em períodos de escassez hídrica.
Neide de Oliveira acrescenta a hortaliça é multifuncional: além de alimentícia, é usada como cerca viva, como contenção de áreas degradadas, cresce em solo pobre e ainda apresenta propriedades terapêuticas.
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/ora-pro-n%C3%B3bis-tem-alto-teor-proteico-mesmo-quando-desidratado-em-casa-mostra-pesquisa-da-ufmg-1.652051