sábado, 19 outubro 2019
Início / Conteúdo / Mais de 200 esculturas e bens culturais são retirados da área de barragem em Barão de Cocais – Horizontes

Mais de 200 esculturas e bens culturais são retirados da área de barragem em Barão de Cocais – Horizontes

[ad_1]

Mais de 200 bens culturais foram retirados da área de risco da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, na região Central do Estado. A barragem, que faz parte da estrutura administrada pela Vale, está no nível 2 de alerta, em uma escala que vai até três, e apresenta risco de rompimento.

No dia 8 de fevereiro, a Agência Nacional de Mineração determinou a retirada  às pressas de moradores das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras. 

Entre os itens removidos nesta sexta-feira (15) após recomendação da Coordenadoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico estão a padroeira Mãe Augusta do Socorro, esculturas, retábulos e alfaias litúrgicas. 

As peças retiradas da região pela Vale estão sob responsabilidade da Paróquia de São João Batista, em Barão de Cocais, e serão catalogadas e inventariadas.

Sobre a barragem

A barragem Sul Superior é uma das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale e faz parte do plano de aceleração de descaracterização anunciado no Fato Relevante “Vale anuncia o descomissionamento de todas as suas barragens a montante”, do dia 29 de janeiro de 2019. A referida barragem suportava a produção da mina de Gongo Soco, cuja produção de minério de ferro foi paralisada pela Vale em abril de 2016.

Leia mais:

Justiça determina que vale execute plano de proteção aos animais de Barão de Cocais

Risco em barragens deixa morador aflito sem saber quando volta para casa

MP quer plano emergencial para resgatar animais em caso de rompimento de barragem em Barão de Cocais


 

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/mais-de-200-esculturas-e-bens-culturais-s%C3%A3o-retirados-da-%C3%A1rea-de-barragem-em-bar%C3%A3o-de-cocais-1.694354

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.