domingo, 20 outubro 2019
Início / Conteúdo / Lajedão tem área de proteção maior

Lajedão tem área de proteção maior

[ad_1]

Tão rico quanto sua arquitetura secular – da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e do cemitério de pedras, erguidos há quase três séculos e meio – é o patrimônio natural de Matias Cardoso, distante 280 km de Montes Claros. Lá está a Área de Preservação Ambiental (APA) Lajedão, que teve a área ampliada de 10.500 para 12.500 hectares. Com biodiversidade única no mundo, a área verde integra a Reserva Biosfera da Caatinga, criada pela Unesco. 

O prefeito de Matias Cardoso, Edmárcio Moura Leal, lembra que a APA Lajedão “é um dos mais relevantes ecossistemas de Minas, funcionando como base de recarga do lençol freático, característica que levou o Instituto Estadual de Florestas (IEF) a ampliar a área e fortalecer parceria com o poder público municipal”. 

Ainda de acordo com o prefeito, problemas como o desmatamento ilegal, as queimadas e a exploração mineral foram resolvidos pelo trabalho conjunto com o IEF, que montou infraestrutura no local e faz o monitoramento de toda a área com três agentes, além do suporte de toda a logística dos Parques Estaduais Lagoa do Cajueiro e Verde Grande, limítrofes à sua área de proteção. 

Para o secretário de Meio Ambiente do município, Jésus Magno Rodrigues da Silveira, a ampliação da área, o replantio de espécies nativas e o rigor na fiscalização “já começam a produzir resultados, como o incremento do ecoturismo”. Ele diz ainda que os 2 mil hectares incorporaram à APA vegetação de médio e grande portes. 

“Com isso, criou cinturão de proteção aos afloramentos calcários, que são recursos ambientais mais intrínsecos”. 

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
http://onorte.net/geral/lajed%C3%A3o-tem-%C3%A1rea-de-prote%C3%A7%C3%A3o-maior-1.610668

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.