terça-feira, 22 outubro 2019
Início / Conteúdo / Homens jovens na mira da campanha do sexo seguro – Saúde

Homens jovens na mira da campanha do sexo seguro – Saúde

[ad_1]

Pare, pense e use camisinha. Esse é o slogan da campanha de combate ao HIV realizada pelo Ministério da Saúde no Carnaval deste ano. O foco são homens jovens, com idade entre 15 e 34 anos. Dados da pasta revelam que 73% das novas infecções contabilizadas no país são registradas entre pessoas do sexo masculino. E do total de novas infecções entre eles, 75% são na faixa etária de 15 a 39 anos.

De acordo com o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, blocos carnavalescos contarão, este ano, com “homens-camisinha” que vão circular entre os foliões para destacar a importância do uso do preservativo.

Ao todo, 129 milhões de unidades serão distribuídas em todo o país, sendo 12 milhões já com nova embalagem, que faz alusão a equipamentos eletrônicos, de uso comum entre os jovens. Ações de prevenção serão realizadas em Salvador, Recife, Olinda e no Rio de Janeiro.

 

AÇÕES EM MOC

Em Montes Claros, o Grupo de Apoio a Pessoas Portadoras da Aids (Grappa) não vai esperar a folia começar para iniciar as ações de alerta e prevenção. Na noite de hoje, um grupo fará uma ação de conscientização em prostíbulos e pontos estratégicos nas estrada que cortam a cidade.

Na manhã de sexta-feria, o grupo vai até a rodoviária de Montes Claros e até a praça Dr. Carlos Albuquerque, no Centro, para informar as pessoas sobre a necessidade de prevenção, principalmente nesse período de Carnaval.

No sábado, primeiro dia oficial da Festa de Momo, integrantes da ONG visitam o Mercado Municipal. Em seguida, realizam o corpo a corpo nos blocos de rua, que se estende até o dia 5.

Durante todas as ações serão distribuídos preservativos. A instituição estima que deverão ser entregues mais de 30 mil camisinhas. Além disso, ressalta que está aberta para fornecer o material, em sua sede, às empresas que atuam no Carnaval e aos demais interessados. Mais informações pelo telefone (38) 3222-9433.

 

HIT DO CARNAVAL

Em 2019, o embaixador da campanha é o cantor Gabriel Diniz, intérprete da música Jenifer, que promete ser o hit dos blocos carnavalescos no Brasil. As peças publicitárias, segundo o governo federal, serão veiculadas na TV, na internet, no rádio, em veículos impressos, aeroportos e outdoors até 5 de março.

“Tenho certeza que a Jenifer pode até fazer umas paradas, mas a Jenifer pede sempre para usar a camisinha”, brincou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ao citar trechos da música. 

* Com Agência Brasil

Uso da camisinha vem caindo entre mais novos

Atualmente, cerca de 866 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Dessas, 694 mil foram diagnosticadas, enquanto 172 mil não sabem que são soropositivas. Um em cada cinco novos casos de infecção ocorre entre homens de 15 a 24 anos.

O uso da camisinha nessa faixa etária, segundo o ministério, vem caindo. Em 2004, o índice era de 58,4% entre os que têm parceiros eventuais e, em 2013, passou para 56,6%. Já entre os que têm parceiros fixos, a queda foi ainda maior – de 38,8% em 2004 para 34,2% em 2013.

Jovens de 15 a 24 anos também são os que menos se tratam após o diagnóstico. Os números mostram que 44% dos 22 mil brasileiros diagnosticados com HIV nessa faixa etária não estão em tratamento antirretroviral.

O Hospital Universitário Clemente de Faria, referência no Norte de Minas para assistência de soropositivos, atendidos no Serviço Ambulatorial de Especialidades (SAE), afirmou que em 2018, 439 pacientes encontravam-se em tratamento. Já em 2017, eram 452.

“Não importa a orientação sexual. É o comportamento de risco que pode, muitas vezes, fazer do nosso maior e melhor Carnaval uma memória triste”, avaliou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Vamos fazer um grande Carnaval. Vamos fazer um grande ano. E vamos fazer um ano de consciência em relação à sua responsabilidade com o seu corpo e com o corpo das pessoas quer você ama”, alertou.

* Com Agência Brasil

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://onorte.net/sa%C3%BAde/homens-jovens-na-mira-da-campanha-do-sexo-seguro-1.696932

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.