segunda-feira, 14 outubro 2019
Início / Conteúdo / Hexa de Rafa Matos: mineiro conquista seu sexto título no automobilismo dos EUA – Esportes

Hexa de Rafa Matos: mineiro conquista seu sexto título no automobilismo dos EUA – Esportes

[ad_1]

Lá em cima, o pai, Sérgio, principal incentivador, com certeza comemorou muito. E foi um dos primeiros lembrados assim que Rafa Matos desceu de seu Chevrolet Camaro de número 88 no Virginia International Raceway, em Alton (EUA).

Com duas provas de antecipação, o mineiro fez história ao se tornar o primeiro brasileiro campeão da Trans-Am Series (categoria TA2), um dos mais tradicionais campeonatos de turismo do automobilismo norte-americano. Foi nada menos que a sexta conquista de Rafa nas pistas do Tio Sam – uma trajetória iniciada em 2002 quando, com a mala e um punhado de dólares, desembarcou em Miami disposto a se estabelecer no competitivo cenário da velocidade nos EUA. Uma a uma, tornou-se campeão da F-Barber, da F-Dodge, da F-Atlantic e, há uma década, da Indy Lights. Depois, se transferiu para a Indy, foi o novato do ano nas 500 Milhas de Indianápolis de 2008 e venceu, na categoria GT, as tradicionais 24h de Daytona.

Para garantir a taça, Rafa precisava manter em mais de 67 pontos a vantagem sobre o principal rival, Tony Buffomante. Além de conquistar mais um pódio (o oitavo em 10 etapas) com a terceira posição, o adversário acabou abandonando.

“Não imaginava já definir o campeonato, pensava apenas em manter uma boa vantagem para as duas etapas restantes. Mas cumprimos a missão. É bom voltar a ser campeão, e numa série que vive um ótimo momento. Estou muito feliz, satisfeito e orgulhoso por mim e pela equipe, nós nos tornamos uma grande família”, comemorou o piloto de Belo Horizonte.

E a comparação da equipe a uma família não é exagero. Tudo começou há pouco mais de um ano, quando Doug Peterson, empresário e piloto da categoria, convidou Rafa para um teste em Sebring. “Dei cinco voltas no carro, quebrei a caixa de câmbio e achei que não me adaptaria à categoria. O Doug sempre me disse para ter calma, que saberia tirar o máximo do equipamento e ser competitivo”.

A prova veio já na estreia, em Detroit, com um segundo lugar. A primeira vitória viria já este ano, em Road Atlanta, seguida por outras quatro na trajetória rumo ao título. Isso apesar da desvantagem dos motores Chevrolet na comparação com os Ford.

E a conta tem tudo para aumentar no Circuito das Américas, em Austin, e no misto de Daytona. “Agora sim vou correr sem pressão e procurando me divertir ainda mais, quero vencer novamente”.

Confira mais notícias de automobilismo e motociclismo no site Racemotor (www.racemotor.com.br)

 

RÁPIDAS

OPEN DE KART TRAZ PILOTOS DE TODO

O PAÍS À PISTA DO RBC RACING

Entre os próximos dias 8 e 13, o Kartódromo RBC Racing receberá mais de 300 pilotos de todo o país para conhecer os campeões da Copa Brasil. Como preparação para o desafio, no próximo sábado (29) a pista será palco de um Open: uma competição preparatória seguindo o mesmo regulamento técnico. As categorias Cadete, Mirim, Sênior A e B, Super Sênior, Super Sênior Master, Júnior Menor, Júnior, Novatos, Graduados, F-4, Codasur Júnior e Internacional OK iniciam os treinos às 8h, com o aquecimento e a tomada de tempos. As baterias finais começam às 13h40, com entrada franca.

PILOTO DO ESTADO FAZ BONITO NA QUINTA

ETAPA DO RALLY BAJA, EM SANTA CATARINA

O mineiro Maurício Rocha, o Ratinho, foi um dos destaques da quinta etapa do Brasileiro de Rally Baja, o Rota SC, disputado em torno da cidade catarinense de Capão Alto. Com seu UTV Can-Am Maverick X3 da equipe Quadrijet/UTV-off Road, ele ficou com a quarta posição na classificação geral, dominada por Bruno Varela, à frente de seu pai, Reinaldo, campeão do último Rally Dakar. No Baja, não há a presença do navegador, já que o percurso não é revelado antes da largada (os pontos mais perigosos são sinalizados com placas e faixas pela organização). A competição prossegue nos dias 12 e 13 de outubro com o Rally Serra Azul, na cidade paulista de São Manuel.

SENADOR AMARAL RECEBE A PRIMEIRA

PROVA DA COPA SUL MINAS DE MOTOCROSS

Os melhores pilotos de motocross do estado, além de vários destaques paulistas, têm encontro marcado no fim de semana em Senador Amaral. O motódromo do município recebe a etapa de abertura da Copa Sul Minas de Motocross, a “19ª Copa Serras Verdes”.

No sábado serão disputadas as baterias das categorias Nacional, Intermediária, MXF (Feminina), 50cc, 65cc, MX4 e MX5 (masters). Domingo será a vez da MX1, MX2, MX2 Júnior, Força Livre Nacional e Força Livre Pró, que competirão pela premiação em dinheiro.

 

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/esportes/hexa-de-rafa-matos-mineiro-conquista-seu-sexto-t%C3%ADtulo-no-automobilismo-dos-eua-1.658718

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.