sábado, 19 outubro 2019
Início / Conteúdo / Guaidó agradece apoio do Brasil à luta da Venezuela por democracia e liberdade – Mundo

Guaidó agradece apoio do Brasil à luta da Venezuela por democracia e liberdade – Mundo

[ad_1]

O presidente autodeclarado da Venezuela, Juan Guaidó, disse nesta quinta-feira, 29, que o encontro entre ele e o presidente Jair Bolsonaro marca um “novo e positivo” momento na região. Ele agradeceu o Brasil, e diretamente a Bolsonaro, pelo apoio à luta no país vizinho por valores fundamentais, como democracia e liberdade. “Esse encontro marca um novo momento na região, um momento positivo”, disse Guaidó, em declaração conjunta com o presidente brasileiro no Palácio do Planalto.

Guaidó ilustrou a grave crise por que passa os venezuelanos com dados sociais e econômicos. Segundo ele, neste momento são mais de 3 mil presos políticos na Venezuela, opositores ao regime chavista de Nicolás Maduro. Além disso, disse, houve uma queda gigante na exploração de petróleo na Venezuela.

“Para o país voltar a crescer, é preciso resgatar a democracia e os direitos humanos. Há uma emergência humanitária na Venezuela”, disse. “Não se pode viver em paz quando nos tiram indígenas e nos perseguem”.

O presidente autodeclarado venezuelano ressaltou que “a corrupção prejudicou o país” e que hoje a população luta por eleições livres e democráticas, o que não ocorreu no passado, quando Maduro assumiu novo mandato.

Para ele, a luta na Venezuela é constitucional e o dilema não é exatamente sobre querer guerra ou paz, “é entre democracia ou ditadura”. “O que queremos é recuperar nossa democracia para que as pessoas possam voltar para casa”.

Guaidó ainda disse que a Venezuela quer recuperar o intercâmbio comercial com o Brasil, o desenvolvimento da Amazônia e o respeito aos indígenas.

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/mundo/guaid%C3%B3-agradece-apoio-do-brasil-%C3%A0-luta-da-venezuela-por-democracia-e-liberdade-1.697370

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.