sábado, 7 dezembro 2019
Início / SETE LAGOAS S/A / Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas será reaberta para visitantes

Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas será reaberta para visitantes

A Gruta Rei do Mato está localizada a 62 km de Belo Horizonte, na BR 040, no trevo de acesso a Sete Lagoas

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) determinou o fechamento temporário da Gruta Rei do Mato para visitação, por motivos de segurança, no início de agosto deste ano. O espaço, localizado a 62 km de Belo Horizonte, na BR 040, no trevo de acesso a Sete Lagoas, volta a abrir para visitação.

A degradação das passarelas, ocorrida nos últimos anos, comprometeu a estrutura das mesmas, impondo riscos aos visitantes. Daí a necessidade da reforma, em caráter emergencial.

A Gruta Rei do Mato passou pela reparação das áreas oxidadas da passarela e corrimão, e das quinas vivas que ofereciam risco aos visitantes, substituição de pontos onde havia um avançado processo de corrosão e substituição total de 90 metros linear de perfil U de 2” e 84 metros de perfil de alumínio em toda  a caverna. Foi, ainda, adicionada uma coluna de sustentação, próxima ao lago suspenso, para garantir maior estabilidade à passarela.

Já na Grutinha, que fica ao lado da Rei do Mato, houve a substituição de 40 m2 de tábua, 40 metros linear de barrote 8 x 8 cm; restabelecimento da iluminação, pintura do corrimão de acesso e do portão de entrada e confecção de um guarda corpo de madeira e um roda-pé que limita o acesso além do tablado.

Gruta Rei do Mato

A Gruta Rei do Mato se tornou Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral em 25 de agosto de 2009, por meio da Lei nº 18.348. A gerência e a administração da Unidade ficam sob a responsabilidade do IEF. A Gruta também está inserida na Rota Lund, projeto do Governo de Minas de criar um circuito turístico pela região cárstica do entorno da capital, formado também pelas grutas Lapinha, em Lagoa Santa, e Maquiné, em Cordisburgo.

Considerada uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais, pela Sociedade Brasileira de Espeleologia, a Gruta impressiona pela dimensão, com 998 metros de extensão, sendo 220 visitáveis através de passarelas e escadarias, e pela profundidade de seus salões, com desnível de 30 metros.

Grutinha

Na Grutinha, além de pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal, foram encontradas soterradas, ferramentas indígenas petrificadas, em perfeito estado. Existe, ainda, uma réplica, em resina, do Xenorhinotherium bahiensis – a macrauchenia ou macrauquênia – animal herbívoro que habitou Minas Gerais, Bahia e sul de São Paulo. Tanto as pinturas rupestres quanto a réplica do herbívoro datam de seis mil anos.

Veja também...

Cantora Paula Fernandes vai gravar DVD em Sete Lagoas

Cantora Paula Fernandes vai gravar DVD em Sete Lagoas Show será realizado em junho e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.