quinta-feira, 24 outubro 2019
Início / Conteúdo / Governo anuncia trem turístico que ligará Praça da Estação ao Inhotim – Horizontes

Governo anuncia trem turístico que ligará Praça da Estação ao Inhotim – Horizontes

[ad_1]

Uma linha turística de trem ligará a Praça da Estação ao Inhotim, em Brumadinho, na região metropolitana. A novidade foi anunciada pelo secretário estadual de Cultura, Marcelo Matte, em coletiva na Cidade Administrativa, na manhã desta quinta-feira (28).

“É a primeira da primeira prioridade da secretaria. Será como uma viagem ao túnel do tempo, indo do período colonial, a partir do Museu de Artes e Ofícios, que tem obras dos séculos 18 e 19, ao contemporâneo, em Inhotim”, revela Matte.

De acordo com o secretário, a ideia é que a Vale faça a implementação, utilizando as linhas férreas já existentes, da MRS, “como uma forma de compensação”, citando a tragédia ocorrida no Córrego do Feijão, com a ruptura da barragem de rejeitos.

As negociações já estão em andamento e envolvem a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e Advocacia Geral do Estado (AGE). A intenção de Matte é para que o processo seja feito “de forma amigável”.  “A gente imagina que Vale possa e queira fazer este investimento de maneira voluntária “, observa Matte.

São 30 quilômetros de linhas férreas já existentes, mas que precisarão ser adequadas à operação. Um ramal será construído até o centro do Inhotim. A operacionalização, no entanto, não será coordenada pelo governo nem pela Vale, mas sim a partir de uma parceria público-privada.

Luto

Recentemente, Brumadinho foi palco de um desastre ambiental e humano. Uma barragem de rejeito da mineradora Vale rompeu e matou, até o momento, 182 mortos e 126 desaparecidos. 

Leia mais:

Entorno da Praça da Liberdade pode ser fechado para tornar-se área de lazer

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/governo-anuncia-trem-tur%C3%ADstico-que-ligar%C3%A1-pra%C3%A7a-da-esta%C3%A7%C3%A3o-ao-inhotim-1.697289

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.