quinta-feira, 24 outubro 2019
Início / Conteúdo / Gerentes da Vale prestam depoimento no Ministério Público em Belo Horizonte – Horizontes

Gerentes da Vale prestam depoimento no Ministério Público em Belo Horizonte – Horizontes

[ad_1]

O gerente executivo de geotecnia operacional da Vale, Joaquim Pedro de Toledo e o gerente-executivo de geotecnia corporativa da mineradora, Alexandre de Paula Campanha, prestaram depoimento na tarde desta quarta-feira (20), no Ministério Público de Minas Gerais (MP).

Ao todo, oito funcionários da Vale foram presos no dia 15 de fevereiro em investigação sobre rompimento da barragem de Brumadinho.

Segundo o MPMG, seis pessoas já foram ouvidas pela força-tarefa composta por promotores de núcleo criminal e delegados da Polícia Civil de Minas Gerais. 

Conforme apurações do MPMG, Alexandre era responsável por informações sobre a estabilidade de barragens a partir do controle de revisões periódicas e auditorias. A função dele era determinar o fluxo de informações entre auditorias externas e geotecnia operacional da Vale.

Joaquim Toledo gerenciava a equipe responsável pelo rompimento e manutenção da barragem 1 de Brumadinho. A função dele era adotar providências caso houvesse qualquer anormalidade nas estruturas.

Em 25 de janeiro, a barragem Mina Córrego do Feijão se rompeu e a lama arrastou dois prédios da mineradora, casas e uma pousada de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Rio Paraopeba, um dos afluentes do rio São Francisco também foi contaminado pelos rejeitos.

Segundo boletim da Defesa Civil, 171 mortes já foram confirmadas e mais de 100 pessoas continuam desaparecidas.

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/gerentes-da-vale-prestam-depoimento-no-minist%C3%A9rio-p%C3%BAblico-em-belo-horizonte-1.695413

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.