sexta-feira, 18 outubro 2019
Início / Conteúdo / Gastronomia, música e games: veja a programação gratuita do fim de semana – Almanaque

Gastronomia, música e games: veja a programação gratuita do fim de semana – Almanaque

[ad_1]

Após tantos dias de chuva, o belo-horizontino está doido para aproveitar o que há de melhor na cidade. A partir deste sábado (22), São Pedro vai dar uma trégua e será possível curtir mais os espaços públicos – em especial, o Parque Municipal, que está celebrando seu 121º aniversário com várias atividades.

A programação cultural do fim de semana está ainda mais especial para os amantes da gastronomia. Além do destacado Fartura, tem ainda aulas show do Circuito Gastronômico da Pampulha, Me Gusta, no Funcionários, e o Beer Horizonte, em Sabará.

Confira a programação gratuita do fim de semana e programe-se:

 

SEXTA (21)

 

Um caminhão cheio de games

O Minas Shopping recebe o “PlayStation na Estrada”, um caminhão itinerante com games que poderão ser jogados pelos visitantes em telas grandes de alta resolução. O veículo ficará no estacionamento frontal, ao lado do estacionamento de motos, com classificação livre e entrada gratuita para todas as idades. Serão cinco estações de jogos do videogame PS4: Marvel Spider-Man (super-herói), Crash N’Sane Trilogy (plataforma), PES 2019 (futebol), Gran Turismo Sport (corrida) e Horizon Chase Turbo (corrida estilo arcade).

Onde: Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000, União)

Quando: sexta a domingo, das 12h às 20h

 

Evento do mercado pet no Expominas

Os amantes dos animais poderão encontrar novidades do mercado pet no evento Expovet, que ocupa o Expominas. A edição de 2018 promete novos expositores e marcas renomadas que oferecerão produtos e serviços diversos para os bichanos.

Onde: Expominas (av. Amazonas, 6200, Gameleira)

Quando: de sexta a domingo, das 13h às 21h

 

Flavio Venturini toca em Tiradentes

O primeiro final de semana da Primavera será muito harmonioso na charmosa cidade de Tiradentes, com a realização da edição MPB do Quatro Estações Festival. O Largo das Forras recebe um palco onde haverá homenagens ao Clube da Esquina, com direito a show de Flavio Venturini às 22h de sábado. O evento conta também com gastronomia e cervejas artesanais.

Onde: Lago das Forras, Centro, Tiradentes

Quando: sexta-feira, das 14h à 0h; sábado, das 11h à 0h; e domingo, das 11h às 16h

 

Túlio Mourão homenageia Os Mutantes

Túlio Mourão apresenta o espetáculo Piano Rock nesta sexta. O músico presta tributo a Mutantes, do qual fez parte de 1974 a 1975. O repertório do show traz releituras criativas e surpreendentes do álbum que o grupo gravou, ‘Tudo Foi Feito Pelo Sol’, e que em 2019 completa 45 anos de seu lançamento.

Onde: Conservatório UFMG (av. Afonso Pena, 1534, Centro)

Quando: sexta, às 19h30

Samuel Costa / Hoje em Dia

"Savassi Festival 2013" tem início na próxima quarta-feira

Túlio Mourão homenageia Os Mutantes no Conservatório UFMG

 

Parque Municipal celebra aniversário

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti comemora o seu 121º aniversário. Para celebrar, várias atividades acontecerão no parque no centro de BH no fim de semana. Além das já tradicionais aulas de Lian Gong (sábado, às 10h) e Tai Chi Chuan (sábado, às 8h), o parque conta com a “Exposição Biodiversidade no Coração da Cidade” e uma mostra de orquídeas. No domingo, das 9h às 12h, acontecem apresentações do Festival Internacional de Corais – FIC 2018.

Onde: Parque Municipal

Quando: sexta a domingo

 

AML realiza seminário sobre memória

A Academia Mineira de Letras promove o seminário “Memória Hoje”, no qual a memória é tema âncora. O ciclo de palestras tem a coordenação da Comissão de Acervo da AML, integrada pelos acadêmicos Caio Boschi e Amílcar Martins. Conta com a participação de 21 relevantes especialistas da área e relatos de importantes instituições.

Onde: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1466, Lourdes)

Quando: sexta, das 18h30 às 20h30, e sábado, das 8h40 às 12h10 e das 14h30 às 18h

 

Esculturas 3D permitem olhar tátil sobre obras

Para oferecer mais acessibilidade à mostra “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, a Casa Fiat de Cultura lançou peças 3D que traduzem quadros da exposição para apreciação tátil. A partir deste momento, as peças estão disponíveis ao público (com ou sem deficiência visual) mediante solicitação à equipe educativa da Casa Fiat de Cultura. A mostra fica até 21 de outubro.

Onde: Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade)

Quando: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

 

SÁBADO (22)

 

Quinteto de sopros traz obras modernas

O projeto Conexões Musicais do Conservatório UFMG recebe o projeto de sopros Quintus. O repertório conta com obras de Villa-Lobos, Rafael Baptista, Horácio Antonio “Pintin” Castellanos Alves, Eric Ewazen e Malcolm Arnold.

Onde: Conservatório UFMG (av. Afonso Pena, 1534, Centro)

Quando: sábado, às 18h

 

Fartura conta com mais de 20 shows

Além das mais de 70 atrações gastronômicas, elaboradas por chefs e produtores de todas as regiões do país, a quinta edição do Festival Fartura – Comidas do Brasil Belo Horizonte terá também extensa programação musical e cultural. Serão mais de 20 apresentações, com destaque para shows de Curumin, Phill Veras e Taryn Szpilman. Os convites serão trocados por 5 kg de alimento não perecível ou 5L de leite nos pontos de troca (Verdemar Serra e Verdemar Sion).

Onde: rua Tenente Brito Melo, 1.090 (em frente à Sala Minas Gerais)

Quando: sábado, das 12h às 22h, e domingo, das 12h às 20h

 

Espetáculo aborda a inclusão de forma lúdica

A Companhia Teatral Crepúsculo se apresenta neste sábado. Formado por artistas com ou sem deficiência, o grupo traz a arte como ferramenta de inclusão, expressão e desenvolvimento humano no espetáculo “Os 4 Distintos”. Uma reflexão sobre desejos e possibilidades que pessoas com limitações aparentes e não aparentes vivenciam.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700)

Quando: sábado, às 17h

 

Evento tem aulas show com chefs

O Circuito Gastronômico da Pampulha teve início em 10 de setembro e vai até o dia 28 de outubro, com muitas atrações especiais, como as Cozinhas Show, com aulas de alguns dos mais renomados chefs da capital mineira. O gramado do Mineirão recebe no sábado duas Cozinhas Show, uma às 16h e a outra às 19h. O foco é ensinar e ao mesmo tempo valorizar um de nossos pontos turísticos mais icônicos. As inscrições poderão ser feitas aqui.

Onde: Mineirão

Quando: sábado, às 16h e 19h

 

Iniciativa leva coleções comuns ao museu

Já imaginou integrar a exposição de um museu? O Espaço do Conhecimento UFMG está recebendo colecionadores que desejam exibir ao público seus objetos. Interessados devem enviar e-mail para conhecimento.monitoria@gmail.com. As propostas serão recebidas ao longo da permanência da exposição Colecionar o Mundo: objetos + ciência + cultura no Espaço, onde os materiais ficarão em destaque. Neste sábado, o museu realiza a atividade Você coleciona o quê?, em que os participantes vão mostrar os acervos que mantêm em casa e compartilhar por que resolveram colecionar.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700)

Quando: sábado, às 18h30

 

Palestra foca na pacificação do mundo

Um dos maiores desejos da humanidade sempre foi a busca pela paz. Mas o que nós, pessoas comuns, podemos fazer para alcançá-la? É para discutir algumas possibilidades que o Shopping Minascasa promove a palestra “Que temos nós com a paz do mundo?”, com o mestre em direito público Otávio Túlio Pedersoli Rocha. As inscrições podem ser feitas aqui.

Onde: Shopping Minascasa (av. Cristiano Machado, 3411, Ipiranga)

Quando: sábado, às 16h

 

Crianças criam mapas estelares em atividade

O Espaço do Conhecimento UFMG convida os visitantes a criarem suas próprias constelações na oficina Coleção de Estrelas. Os participantes usarão mapas estelares para criarem as constelações e, no verso, escreverão narrativas que contam a história daquele conjunto de pontinhos brilhantes. Para maiores de 6 anos.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700)

Quando: sábado, às 14h

 

Livro aborda jardins de Burle Marx

Para celebrar cinco anos do Museu Casa Kubitschek (MCK), a Fundação Municipal de Cultura lança a publicação “Conhecer e Reconhecer: Patrimônio Cultural”, que tem como tema os jardins do MCK e será distribuído gratuitamente no sábado. Também neste dia e horário, haverá a abertura da exposição “O Jardim e o Museu”, composta pelas 83 aquarelas que ilustram a publicação, assinadas pela artista e bióloga Mariana Soares.

Onde: Museu Casa Kubitschek (av. Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Bandeirantes)

Quando: sábado, às 10h

 

Competição de Street Workout em Contagem

Contagem será palco da Copa do Mundo de Street Workout – Etapa Brasil 2018, competição de trieno de rua que reúne os 100 melhores atletas brasileiros e de países das Américas. Além do título, a disputa oferece três vagas para a Super Final, evento mundial que será realizado em dezembro no Egito. É preciso retirar ingresso no Sympla e levar um quilo de alimento não perecível.

Onde: Shopping Contagem (av. Severino Ballesteros Rodrigues, 850, Piso G4, Contagem)

Quando: sábado, a partir das 10h

 

Bloco realiza ensaio aberto

O bloco Quando Come Se Lambuza realiza o primeiro ensaio aberto de preparação para o Carnaval 2019. O bloco é bastante popular por fazer várias misturas, do funk ao sertanejo. O ingresso é gratuito mediante a doação de alimentos, brinquedos, roupas e agasalhos.

Onde: Quadra da Escola de Samba Cidade Jardim (rua do Mercado, 150, Conjunto Santa Maria)

Quando: sábado, às 16h

Junia Menezes/Olhar/Divulgação / N/A

quando come se lambuza

Bloco Quando Come se Lambuza faz ensaio aberto

 

Rock e cervejas em Sabará

O Beer Horizonte está de volta à Sabará com atrações gastronômicas e musicais. Estão confirmadas 10 cervejarias artesanais e food trucks. No palco, tocam as bandas de rock U2 Latin American, Beatles Rock Show e Velotrol. Entrada mediante doação de um quilo de alimento não perecível e ingressos retirados via Sympla.

Onde: Largo do Marquês, Sabará

Quando: sábado, das 16h às 3h, e domingo, das 12h à 0h.

 

Troca de livros é foco de evento da PUC

O projeto Tenda da Leitura, que tem como objetivo incentivar a leitura entre crianças, jovens e adultos, será realizado nos campi Betim e Coração Eucarístico da PUC Minas. Durante o evento, o público deverá levar obras de literatura para trocá-las por outras. Haverá ainda contações de histórias, jogos, apresentações etc.

Onde: Campus Coração Eucarístico (av. Dom José Gaspar, 290, bairro Coração Eucarístico) e Campus Betim (rua do Rosário, 1081, bairro Angola, Betim)

Quando: sábado, das 9h às 13h (no Coração Eucarístico) e das 8h às 12h (em Betim)

 

Campeonato de rolimã volta ao Salgado Filho

Neste fim de semana, o bairro Salgado Filho recebe a sétima edição do Mundialito de Rolimã do Abacate. As inscrições são gratuitas e serão feitas no dia e local do encontro, de 10h às 11h. Entre as categorias, tem velocidade mirim e “sangue no zói”.

Onde: Rua Magi Salomon, Salgado Filho

Quando: sábado, das 10h às 18h

 

Dia do Rinoceronte no Zoológico

Neste sábado, comemora-se o Dia Mundial do Rinoceronte. Por isso, quem fora ao Zoológico, contará com visita guiada pelo recinto do rinoceronte, com palestra sobre as ameaças que a espécie enfrenta na natureza e o papel dos zoológicos na conservação da fauna.

Onde: Zoológico de Belo Horizonte (av. Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha)

Quando: sábado, das 10h às 13h

 

DOMINGO (23)

 

Me Gusta tem shows e gastronomia

A primeira edição do Festival Me Gusta acontece na avenida Bernardo Monteiro, reunindo arte, música, gastronomia, cervejas artesanais e espaço kids. Shows de Lurex, Honky Tonk, Velotrol e Led III. Para participar do evento, basta retirar seu ingresso aqui e levar 1 litro de leite que será doado para a Santa Casa de BH.

Onde: avenida Bernardo Monteiro, próximo ao colégio Arnaldo

Quando: domingo, das 10h às 20h

 

Black na Laje vai a Santa Luzia

O projeto Black na Laje, patrocinado pelo Natura Musical, desembarca em Santa Luzia neste fim de semana. Dessa vez, a banda Black Machine convida o rapper Psycoprata. O projeto foi criado para reunir as raízes e referências sonoras da cultura negra das produções das periferias da cidade.

Onde: Pracinha da Savassi, Palmital, Santa Luzia

Quando: domingo, às 11h

 

Contação de histórias no Minas Shopping

O projeto “Era Uma Vez – Oficina de Contação de Histórias” será comandado, neste domingo, por Aline Medeiros, que vai contar aos pequenos as histórias “Dundun Cererê” e Rei dos Peixes”.

Onde: Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000, União)

Quando: domingo, às 14h

 

Savassi recebe projeto de yoga

Na programação do BH é da Gente – Savassi deste domingo, tem o projeto Yoga no Asfalto, que fará uma prática coletiva aberta à população, com o intuito de diminuir o estresse e a correria do dia a dia. Leve seu tapete, toalha ou canga para a prática. Haverá ainda cantinho infantil e espaço para a prática de atividades esportivas.

Onde: Trechos das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas

Quando: domingo, das 9h às 13h

 

Óperas são lembradas em concerto

O Grupo Singspiel será a atração dos Concertos Dominicais Peter Lund deste domingo. Criado em 2014, o Singspiel realiza apresentações cênicas com repertórios diversos, extraídas de óperas clássicas e românticas.

Onde: Museu de Ciências Naturais PUC (av. Dom José Gaspar, 290, Coração Eucarístico)

Quando: domingo, às 11h

 

Brincadeiras para crianças no Boulevard

Os Taualegres e a Turma do Torí são a atração do Boulevard Kids neste domingo. As crianças poderão curtir a turma numa tarde de recreação com brincadeiras e dinâmicas infantis, além de sessão de fotos e distribuição de brindes.

Onde: Piso 3 do Boulevard Shopping, ao lado da Morana (av. dos Andradas, 3.000)

Quando: domingo, às 16h

 

 

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/almanaque/gastronomia-m%C3%BAsica-e-games-veja-a-programa%C3%A7%C3%A3o-gratuita-do-fim-de-semana-1.657651

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.