sexta-feira, 18 outubro 2019
Início / Conteúdo / Furacão Rosa se fortalece em frente à costa do Pacífico mexicano – Primeiro Plano

Furacão Rosa se fortalece em frente à costa do Pacífico mexicano – Primeiro Plano

[ad_1]

O furacão Rosa ganhava força nesta quinta-feira no Pacífico em frente à costa do noroeste do México, uma zona que foi afetada recentemente por fortes chuvas que deixaram ao menos 11 mortos, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Esse fenômeno passou de furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson (de 1 a 5) para categoria 2, indicou o último boletim do SMN.

Às 15h00 GMT (12h00 em Brasília), Rosa estava 855 km ao sudoeste do turístico porto de Cabo San Lucas, no estado de Baixa Califórnia Sul (nordeste), com ventos de 165 km/h e rajadas de até 205 km/h, acrescenta.

Segundo as previsões da instituição, o furacão se desloca para o oeste a 19 km/h e atingirá a categoria 3 nas próximas horas em mar aberto, para depois tocar terra na península de Baixa Califórnia na terça-feira, já rebaixado para tempestade tropical.

Rosa “provocará tempestades de fortes a pontuais muito fortes em Sinaloa, Nayarit, Jalisco e Colima; e tempestades fortes em Baixa Califórnia Sul”, alertou o SMN.

Ao menos oito pessoas morreram e outras seis estão desaparecidas depois que uma forte chuva atingiu um povoado de Michoacán, um estado vizinho de Colima, provocando o transbordamento de um rio e de uma represa.

Na semana passada, estas fortes chuvas afetaram também Sinaloa (noroeste) com ao menos três mortos e três desaparecidos.

“Devido às chuvas recentes o solo está saturado, principalmente na vertente do Oceano Pacífico, de Sinaloa a Chiapas, de modo que se recomenda que a população aumente as precauções”, indicou o SMN.

“Poderia haver deslizamentos, transbordamento de rios e córregos ou danos em caminhos e trechos de estrada, assim como inundações em zonas baixas e locais urbanos”, acrescentou.

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/furac%C3%A3o-rosa-se-fortalece-em-frente-%C3%A0-costa-do-pac%C3%ADfico-mexicano-1.659294

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.