segunda-feira, 14 outubro 2019
Início / Conteúdo / Fim do imbróglio: Justiça decreta que a Canto da Alvorada é campeã do carnaval de BH – Horizontes

Fim do imbróglio: Justiça decreta que a Canto da Alvorada é campeã do carnaval de BH – Horizontes

[ad_1]

A escola de samba Canto da Alvorada, campeã do carnaval de BH deste ano, ganhou na Justiça o direito de receber a premiação financeira destinada à primeira colocada. Os valores ainda não tinham sido liberados por causa das denúncias da segunda colocada, escola Cidade Jardim, de que houve descumprimento do regulamento no desfile.

Em decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), anunciada nesta quinta-feira (20),  os valores da premiação depositados em conta judicial vão ser restituídos à Empresa Municipal de Turismo (Belotur), que deve repassar o dinheiro para a escola campeã.

Em março,  vice-campeã conseguiu uma liminar alegando qie houve violações no regulamento do desfile, mas o juiz Maurício Leitão Linhares a própria decisão após analisar todas as alegações da escola Cidade Jardim. O magistrado entendeu que não havia impedimento para a Canto da Alvorada participar do grupo A do desfile de 2018. “Conforme termos do próprio regulamento do desfile, foi possibilitada a participação das escolas de samba ausentes anteriormente, no grupo A, desde que tal ausência tivesse ocorrido somente em um ano, o que se comprovou ser o caso), visto que esta escola de samba somente havia se ausentado dos desfiles no ano de 2017, sagrando-se, inclusive, campeã no ano de 2016”, explicou.

A vice-campeã havia alegado também que o vereador Léo Burguês participava da diretoria da Canto da Alvorada, mas para o magistrado, consta do registro da escola de samba que o cargo de vice-presidente está vago no triênio de 2016/2019 e não pertence mais ao político. Havia ainda a suspeita de que o atual presidente da escola havia sido diretor da Belotur, hipótese que foi descartada pela Justiça, já que ele ocupou o cargo em 2015.

O mandado de segurança pedia também a desclassificação da escola por desfilar com 40 integrantes na bateria, mas a vice não conseguiu provar com fotos ou documentação.

Por último, foi questionado que a empresa contratada para julgar o desfile deveria ser de outra cidade, para não gerar risco de parcialidade. Mas a Justiça entendeu que a contratação do corpo de jurados cumpriu os princípios básicos da legislação.

Leia mais:

Premiação de R$50 mil da campeã do Carnaval de BH é questionada pela segunda colocada

Canto da Alvorada é a grande campeã do Carnaval de BH em 2018; escola homenageou o Grupo Aruanda


 

 

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/fim-do-imbr%C3%B3glio-justi%C3%A7a-decreta-que-a-canto-da-alvorada-%C3%A9-campe%C3%A3-do-carnaval-de-bh-1.657546

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.