domingo, 15 dezembro 2019
Início / Conteúdo / Feirinha, música, cinema: confira a programação gratuita do fim de semana – Almanaque

Feirinha, música, cinema: confira a programação gratuita do fim de semana – Almanaque

[ad_1]

O quinto dia útil parece distante e o bolso já ficou vazio? Não se preocupe, Belo Horizonte e região têm várias atrações culturais gratuitas neste fim de semana. Há opções para quem gosta de cinema, música, circo, teatro, gastronomia, literatura…

Para quem gosta de eventos ao ar livre, as boas pedidas são o Domingo no Campus na UFMG, a Feirinha Aproxima, na Savassi, e a Ação Cultural Caravana do Coração, na praça JK. Outro destaque é a Mostra Cinema para Todos, com exibição de filmes em um telão montado na Praça da Estação.

Confira a programação gratuita do fim de semana e divirta-se:

 

SEXTA (31)

Palestra e workshop na Academia Mineira de Letras

A Academia Mineira de Letras está com uma programação especial nesta semana. Nesta sexta, o professor, jornalista e escritor Leo Cunha apresenta a palestra “A ciência de encantar o leitor infantil: leitura da obra de Ângelo Machado”. No sábado, é a vez de Fernanda Motta e Rangel Sales realizarem o workshop “Vamos pensar os espaços culturais?”

Onde: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1466, Lourdes)

Quando: Sexta, às 19h30, e sábado, às 9h

 

Artista realiza atividade sobre imigração na Funarte

Nesta sexta, o artista plástico Lourival Cuquinha recebe o imigrante senegalês radicado em Belo Horizonte Mamadou Ndiaye e a coordenadora de arte-educação Carolina Santana para uma conversa aberta sobre imigração. Todos estão convidados a escrever cartões postais e enviá-los à África gratuitamente para que sejam respondidos pelos familiares de Mamadou.

Onde: Funarte MG (rua Januária, 68, Centro)

Quando: sexta, às 19h

 

Clube do Choro toca no Mercado Central 

O Festival Cultural do Mercado Central traz duas apresentações neste fim de semana. Na sexta, o espaço recebe Clube do Choro de Belo Horizonte e, no domingo, a apresentação é da  Fanfarra Feminina Sagrada Profana.

Onde: Mercado Central (av. Augusto de Lima, 744, Centro)

Quando: sexta, às 18h30, e domingo, às 10h

 

Mostra Cine BH em Santa Tereza

Um dos espaços que está recebendo a mostra CineBH é o Cine Santa Tereza. Na programação, estão “A Mata Negra” (sexta, às 20h), “O Colar de Coralina” (sábado, 16h30), “Cocote” (sábado, 18h30), “Ferrugem” (sábado, 20h30), “Sobre Rodas” (domingo, 16h30) e”Benzinho” (domingo, 19h30). 

Onde: Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, praça Duque de Caxias)

Quando: até domingo

 

Filmes são exibidos na Praça da Estação

A Praça da Estação está recebendo a Mostra Cinema para Todos, com apresentação de filmes gratuitamente. Na sexta, serão exibidos “Santino e o Bilhete Premiado”, às 19h, e o clássico “Tubarão”, de Steven Spielberg, às 20h30. No domingo, é a vez do premiado longa infantil “O Menino e o Mundo”, às 18h30, e “O Pequeno Príncipe”, às 20h30. É preciso pegar os ingressos gratuitos no salão do Museu de Artes e Ofícios.

Onde: Praça da Estação

Quando: sexta e sábado

Divulgação / N/A

o menino e o mundo

Animação “O Menino e o Mundo” será exibida na Praça da Estação

 

SÁBADO (1º)

Feirinha Aproxima vai para a Savassi

A Savassi recebe no fim de semana mais uma edição da Feirinha Aproxima. Entre os expositores, estão Chef Chad, La Parisserie, Seu Romão, Maria das Tranças, Sítio Juranda, Würscha, Pitza 1780, Classe A, Temperando Atelier (salgados veganos), Ricardo Handam Cozinha Árabe, Patorroco e Casa Velha. Também haverá nesta edição uma área destinada às crianças, com espaço kids e oficina de cupcakes.

Onde: rua Tomé de Souza – entre Getúlio Vargas e Rio Grande do Norte

Quando: sábado, das 10h às 17h

 

Maratona de shows no Chacoalha

Tem festival Chacoalha neste fim de semana. No sábado, Biltre (RJ), Samuca e a Selva (SP), Tamara Franklin, Maíra Baldaia, Gato Feio e Luiz Gabriel Lopes se apresentam. No domingo é a vez de Academia da Berlinda (PE), Negras Autoras, Bala da Palavra, A Outra da Banda Lua (Moc), Space Time Ripples + Shiron The Iron e G.R.A.M.A. subirem no palco. A entrada é gratuita, com retirada antecipada de ingressos pela internet.

Onde: rua Aarão Reis, 105, ao lado do Centro de Referência da Juventude, Centro

Quando: sábado e domingo, das 14h às 22h

 

Programação cultural em praça do Castelo

O bairro Castelo recebe o evento “Maker Day: somos todos maker”, da escola Casa Fundamental. A programação terá início pela manhã na Praça Manoel de Barros, no bairro Castelo, onde será montado um palco que receberá show musical, apresentação de robôs autônomos da Trincabotz e intervenções de estudantes. Haverá ainda food truck e Feira Fresca.

Onde: Escola Casa Fundamental (rua Castelo de Lisboa, 392, Castelo) e praça Manoel de Barros

Quando: sábado, das 10h às 16h

 

Tarde educativa no Espaço do Conhecimento

O Espaço do Conhecimento UFMG tem várias atividades neste sábado. Às 14h, acontece a oficina Jogo do Sistema Solar, que levará o público a testar todos os conhecimentos sobre o tema. Mais tarde, às 15h, as técnicas envolvidas na produção de gravuras serão exploradas na Oficina de Gravura. Por fim, às 18h30, é a vez da atividade Histórias da África de A a Z. São muitas as crenças e os imaginários que compõem o continente africano.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700)

Quando: sábado, a partir das 14h

 

Curador fala sobre vida e obra de Basquiat

Curador da mostra “Jean-Michel Basquiat – Obras da Coleção Mugrabi”, o holandês Pieter Tjabbes fala sobre bastidores e curiosidades da maior exposição de Basquiat já realizada na América Latina em uma palestra. O especialista fala ainda sobre como foi conhecer Basquiat pessoalmente.

Onde: CCBB-BH (Praça da Liberdade)

Quando: sábado, às 16h

 

Um dia voltado para o moda

O Boulevard Shopping BH realiza a primeira edição do Boulevard Trends no sábado. O evento busca reunir tendências, desfiles, bate-papo com formadores de opinião e especialistas, workshops e dicas fashion num único espaço.

Onde: Praça de Eventos, Piso 1 do Boulevard Shopping (Av. dos Andradas, 3.000)

Quando: sábado, a partir das 11h

 

Apresentações teatrais na Praça do Glória, em Contagem

A Casa do Beco realiza, em Contagem, uma apresentação de Contação de História com o personagem Seu Zé (interpretado por Nil César, ator, fundador e Diretor Institucional da Casa do Beco) e com o espetáculo “Quem Faz o Lugar”, criado pelo Grupo Prediolândia em parceria com Nil César.

Onde: Praça da Glória, Eldorado, Contagem

Quando: sábado, às 16h

 

Mamutte grava show na Praça da Liberdade

O artista Mamutte e sua banda retornam ao Teatro de Arena do Edifício Rainha da Sucata – Hub Minas Digital para o encerramento da série de cinco shows com repertório de canções do novo álbum, “Epidérmico”, e do EP “Quase-disco”, lançado em 2014. A apresentação gratuita terá registro audiovisual ao vivo, que será disponibilizado no canal do cantor no YouTube.

Onde: Teatro de Arena do Edifício Rainha da Sucata – Hub Minas Digital (avenida Bias Fortes, 50, Savassi)

Quando: sábado, às 17h30

Joanna del Pappa/Divulgação / N/A

mamutte

Mamutte se apresenta no edifício do Rainha da Sucata

 

DOMINGO (2)

Campus da UFMG recebe várias atrações

O campus Pampulha da UFMG recebe a 14ª edição do Domingo no Campus. As atividades acontecem no bosque da Escola de Música, em frente à Faculdade de Ciências Econômicas, no entorno da Reitoria e na Praça de Serviços da Universidade. Feira agroecológica, tobogã de lona com água e sabão, oficina de confecção de pipas, animais em Libras, yoga para crianças e ensaio aberto com o grupo instrumental Regional Tangará são algumas das atrações do evento.

Onde: Campus UFMG Pampulha (av. Antônio Carlos, 6.627)

Quando: domingo, das 8h às 13h

 

Brincadeiras sobre bichos no Boulevard

No projeto Boulevard Kids desta semana, a criançada vai se divertir com o conto “É o Bicho”, que traz poemas, brincadeiras de roda e canções sobre animais e natureza.

Onde: Piso 3 do Boulevard Shopping, ao lado da Morana (Av. dos Andradas, 3.000)

Quando: domingo, às 16h

 

Duas apresentações na PUC Minas

O Duo Pavan-Ribeiro (piano e flauta) e o Grupo de Contrabaixo da Escola de Música (Esmu) da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) se apresentam no projeto Concertos Dominicais Peter Lund. Ambos mostram um repertório de música popular.

Onde: Museu de Ciências Naturais PUC Minas (av. Dom José Gaspar, 290, Campus Coração Eucarístico)

Quando: domingo, às 11h

 

Sinfônica de Betim faz concerto na praça

A itinerância da Orquestra Sinfônica de Betim continua e o próximo concerto acontece no bairro Bueno Franco. No repertório, músicas clássicas e populares brasileiras.

Onde: Praça do Bueno Franco (rua Antônio Rodrigues Campos, 237)

Quando: domingo, às 10h30

 

Evento na Praça JK terá Toninho Horta

A Praça JK será palco da “Ação Cultural Caravana do Coração” com diversas atrações e atividades gratuitas para todas as idades. Na programação desta edição, estão o Toninho Horta e a Orquestra Fantasma, Grupo Trampulim, Cia Pia Fraus, entre outros. Na oficina “Corações Solidários”, da artista Tina Descolada, o público poderá confeccionar peças e enfeites artesanais em formato de coração, utilizando materiais recicláveis. O público é convidado a levar um quilo de alimento não perecível.

Onde: Praça JK (av. dos Bandeirantes, 240, Sion)

Quando: domingo, das 9h30 às 13h30

Cristiano Quintino / Divulgação

Toninho Horta

Toninho Horta é uma das atrações da Caravana do Coração

 

Tambor Mineiro convida percussionista indiano

O percussionista indiano Rashmi Bhatt desembarca em Belo Horizonte para participação especial dentro do projeto Tambor na Praça. Fascinado pela possibilidade de experimentação e fusão entre diferentes grupos étnicos e suas linguagens musicais, Rashmi se apresenta com Maurício Tizumba e o Tambor Mineiro.

Onde: Praça da Saúde, Grajaú

Quando: domingo, às 11h

 

Festival de Corais abre 16ª edição

A 16ª edição do Festival Internacional de Corais, Bandas & Congados – FIC 2018 tem início neste sábado. A programação conta com 160 grupos. A abertura oficial será na Aldeia Sede Pataxó em Carmésia – Minas Gerais. No domingo, haverá duas apresentações na igreja são José: Camerata Lux e Niños Cantores de la Araucanía, do Chile. Programação aqui.

Onde: igreja São José (rua dos Tupis, 164)

Quando: domingo, às 20h

 

BH é da Gente na Silva Lobo

Neste domingo, o projeto BH é da Gente não será realizado na Savassi neste domingo, por causa do concurso da Polícia Militar. Mas o projeto segue normalmente na avenida Silva Lobo com atividades para crianças. Das 9h às 13h, haverá atividades como peteca, badminton, pingue-pongue, minibasquete, corda e amarelinha. 

Onde: avenida Silva Lovo, entre ruas Xapuri e Garret

Quando: domingo, das 8h às 13h

 

Apresentações circenses no Parque Municipal

O Circo Gamarra apresenta o espetáculo “Cabaré da Casa” na Praça do Trenzinho do Parque Municipal. O público poderá ver vários números circenses.

Onde: Parque Municipal Américo Renné Giannetti (av. Afonso Pena, 1.377, Centro)

Quando: domingo, 9h30


 

Sagrada Profana toca no Mercado Central 

O Festival Cultural do Mercado Central traz duas apresentações neste fim de semana. Na sexta, o espaço recebe Clube do Choro de Belo Horizonte e, no domingo, a apresentação é da  Fanfarra Feminina Sagrada Profana.

Onde: Mercado Central (av. Augusto de Lima, 744, Centro)

Quando: sexta, às 18h30, e domingo, às 10h

 

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/almanaque/feirinha-m%C3%BAsica-cinema-confira-a-programa%C3%A7%C3%A3o-gratuita-do-fim-de-semana-1.651816

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.