quinta-feira, 27 junho 2019
Início / Capa / Falso vídeo de tempestade em BH circula na web

Falso vídeo de tempestade em BH circula na web

Falso vídeo de tempestade em BH circula na web

Cenas foram registradas em Tucson, capital norte-americana do Arizona, em 2015

O temporal do último sábado provocou estragos e alagou diversas regiões de Belo Horizonte. Nas redes sociais, vídeos e fotos mostram a força da correnteza que atingiu a cidade. Um vídeo em particular, supostamente registrado por um observatório da capital, foi compartilhado inúmeras vezes no Whatsapp e chamou a atenção dos usuários por mostrar a dimensão da tempestade.

O registro captura o momento em que a tempestade começa a cair sobre a cidade. Nele, é possível ver as nuvens carregadas tomando o céu e a força do vento durante o temporal. De acordo com a descrição do vídeo, as imagens foram capturadas por um observatório em BH. As cenas, porém, não foram registradas na capital mineiral, como divulgado nas redes sociais.

De acordo com o Instituto Clima Tempo da PUC Minas, as imagens não correspondem a topografia de Belo Horizonte, conhecida por ser a capital dos relevos e morros. Independentemente do bairro em que se esteja, sempre haverá uma ladeira para subir. A declividade média de Belo Horizonte é de 8,28%, segundo dados divulgados pela BHTrans no ano passado.

As imagens foram registradas em Tucson, capital do Arizona, nos Estados Unidos em 2015. O vídeo que circula nas redes sociais foi editado. A versão original foi veiculada no canal no Youtube da Barcroft TV, uma emissora americana. Na edição, a legenda e o áudio original foram excluídos, o que reforça a possibilidade do engano.

Na gravação, é possível perceber a diferença entre a declividade da capital mineira e as terras planas da cidade norte-americana. Confira o registro das chuvas do último sábado, em Belo Horizonte, compartilhado pelo Instituto Clima Tempo da PUC Minas, em parceria com a Defesa Civil da capital.

Mais chuvas

Os belo-horizontinos podem se preparar e manter o guarda-chuva dentro da mochilas, porque esta semana a previsão é de mais chuvas. Nesta manhã, a Defesa Civil da capital atendeu 143 ocorrências de alagamentos, queda de árvores, entre outras, relacionadas ao temporal que caiu em Belo Horizonte no último sábado.

Na semana passada, a chuva já havia ultrapassado a média histórica para o mês de fevereiro, de 188,4 milímetros. Com o temporal do último sábado, os índices voltaram a subir e, conforme previsão do Instituto Clima Tempo da PUC Minas, devem permanecer em elevação até o fim do mês na próxima quarta-feira. (Com informações de Simon Nascimento e Larissa Ricci)

Com informações do UAI.

Veja também...

Cuidadora é presa por estuprar paciente com paralisia; vítima denunciou com ajuda dos olhos

Cuidadora é presa por estuprar paciente com paralisia; vítima denunciou com ajuda dos olhos Mulher …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.