segunda-feira, 14 outubro 2019
Início / Conteúdo / Estação das flores chega com chuvas e alta temperatura – Horizontes

Estação das flores chega com chuvas e alta temperatura – Horizontes

[ad_1]

Altas temperaturas e pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas e rajadas de ventos. Essa é a previsão para a primavera, que começa na noite deste sábado. Conforme meteorologistas, o período deve registrar o fenômeno El Niño, potencializando temporais. Em Belo Horizonte, a nova estação chega com as precipitações já acima da média histórica registrada para setembro.

Em Minas, a expectativa é a de chuvas na primeira semana de outubro, frisou o meteorologista Arthur de Paiva Neto, da Cemig. “As frentes frias que passarem até lá deverão caracterizar-se mais pela ocorrência de rajadas de vento de intensidade moderada a forte do que pelo volume de água”.

“Em outubro, irão predominar as chuvas em forma de pancadas intensas e rápidas, acima do normal no Sul, Zona da Mata e Leste, enquanto no Centro ficarão próximo da média. Nas demais regiões, a previsão é que fiquem abaixo do normal” (Arthur de Paiva Neto, meteorologista da Cemig)

El Niño

Já o aquecimento das águas no oceano Pacífico pode fazer com que o El Niño apareça em várias áreas da região Sudeste do país, complementa a meteorologista Maria Clara Sassaki. “Teremos chuva média, mas não frequente, sempre alternando de um longo tempo firme e, em seguida, por temporais com granizo, por exemplo”, ponderou. 

Ela lembra que, no ano passado, foi a La Niña que afetou o tempo. “O fenômeno levou a chuvas mais frequentes, diminuindo a incidência de temporais. Agora, as precipitações vão demorar a acontecer e, quando ocorrer, virão mais firmes”.

“Nessa estação, há um aumento gradativo dos níveis de umidade relativa do ar e também das temperaturas, o que acaba contribuindo para as pancadas que ocorrem com frequência nos finais de tarde e noite”, completa o meteorologista da Cemig.

Sete das nove regiões da capital já tiveram chuvas acima dos índices previstos para o mês, ultrapassando a média esperada pela Defesa Civil Municipal, que é de 55,5 milímetros. De acordo com o órgão, até essa sexta-feira, apenas as zonas Norte e Oeste não estão na lista.

Influência

Também por causa do El Niño, as temperaturas podem cair em algumas regiões do Estado. A tendência, conforme Arthur de Paiva Neto, é a de que os termômetros tenham registros abaixo da média no Sul e na Zona da Mata. Oeste e Norte de Minas, por outro lado, devem ter índices acima do que é percebido historicamente.

Em BH, durante a primavera, a temperatura média mínima deve girar em torno de 18°C e a máxima, 28°C, informou o especialista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir Azevedo.

 

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/esta%C3%A7%C3%A3o-das-flores-chega-com-chuvas-e-alta-temperatura-1.657842

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.