sexta-feira, 22 novembro 2019
Início / Conteúdo / Erupção do Etna provoca terremoto com 10 feridos no sul da Itália | Internacional

Erupção do Etna provoca terremoto com 10 feridos no sul da Itália | Internacional

[ad_1]

A entrada em erupção do vulcão Etna, na véspera do Natal, provocou outros fenômenos geológicos na Sicília,  sul da Itália. Por um lado, o vulcão Stromboli – que integra o arquipélago das Eólias, ao norte de Messina e interligado ao Etna – começou a lançar fragmentos de lapilli (pequenos pedaços de lava endurecida) para o céu. Por outro, um terremoto de magnitude 4,8 afetou a província de Catânia, com um balanço provisório de 10 feridos sem gravidade e alguns deslizamentos de terra.

A Defesa Civil ordenou a mudança do nível de alerta verde (atividade normal) para o amarelo, o que significa a ativação do plano de emergência nacional para a pequena ilha de Stromboli, onde vivem cerca de 500 pessoas, segundo informou o jornal Corriere della Sera. O tremor na província de Catânia, na ilha da Sicília, ocorrido durante a madrugada, também está ligado à atividade eruptiva do Etna. O terremoto teve como epicentro as cidades de Viagrande e Trecastagni e ocorreu a uma profundidade de um quilômetro, de acordo com o Observatório do Etna do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia.

Os 10 feridos têm apenas pequenos hematomas provocados pela queda de objetos. Além disso, como resultado do terremoto, várias casas antigas e abandonadas desabaram parcialmente nas localidades de Fleri e Zafferana Etnea. Em Fleri, uma família de quatro pessoas, mãe, pai e dois filhos pequenos, viram as paredes de sua casa desmoronarem, mas saíram ilesos. Um homem de 80 anos foi resgatado nos escombros.

Desta terça-feira houve outros 11 tremores de baixa intensidade na área, o maior deles de magnitude 3,3 na escala Richter. O chefe da Defesa Civil, Angelo Borrelli, irá à Sicília nesta quarta-feira para avaliar os danos. Mas a erupção do vulcão siciliano vem diminuindo um pouco e nesta terça o aeroporto de Fontanarossa, em Catânia, passou a operar em sua total capacidade.

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/12/26/internacional/1545813741_323478.html#?ref=rss&format=simple&link=link

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.