quarta-feira, 23 outubro 2019
Início / Conteúdo / Em caso de rompimento de barragem, Honório Bicalho seria atingido em uma hora, afirma Defesa Civil – Horizontes

Em caso de rompimento de barragem, Honório Bicalho seria atingido em uma hora, afirma Defesa Civil – Horizontes

[ad_1]

A Defesa Civil Estadual informou, na noite deste domingo (17), que caso a barragem B3/B4, da Mina Mar Azul, pertencente à Vale, se rompa a comunidade de Honório Bicalho, distrito de Nova Lima, na Grande BH, também seria atingida. Conforme o órgão, a população teria cerca de uma hora para deixar suas casas e se dirigir a um ponto seguro. Por isso, quatro locais foram indicados para deslocamento. Seriam eles: campo do Internacional, Capela Nossa Senhora Aparecida, trevo de acesso ao bairro Honório Bicalho (MG 030) e trevo da Gaia. 

Conforme explicou o capitão Herbert Aquino, com o acionamento da rede de salvamento seria possível organizar uma evacuação com “calma e segurança”. Para isso, quatro carros de som da Defesa Civil circulariam pela região emitindo avisos sonoros. 

 

Defesa Civil 

Honório Bicalho - barragem

 

Barragem

Por volta das 20h30 deste sábado (16), a sirene de Macacos tocou indicando o risco de rompimento da B3/B4, que teve o nível de risco elevado para 2. Com isso, 110 pessoas foram removidas de suas casas, localizadas em áreas de risco. Destas, 42 estão hospedadas em hotéis de BH. A classificação coloca na rota de atingidos outros cerca de 49 empreendimentos.

De acordo a Vale informou que a estrutura que contém 3 milhões de m³ de rejeitos está inativa desde 2004 e faz parte do descomissionamento anunciado pela empresa. 

Leia mais:

PM reforça segurança para evitar saques em casas abandonadas por moradores de Macacos

Desalojados, 42 moradores de Macacos são encaminhados a hotéis de Belo Horizonte

Moradora de Macacos relata momento em que foi avisada sobre barragem: ‘Angustiante’

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/em-caso-de-rompimento-de-barragem-hon%C3%B3rio-bicalho-seria-atingido-em-uma-hora-afirma-defesa-civil-1.694656

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.