domingo, 17 novembro 2019
Início / Conteúdo / Cuide de seus pensamentos – Artigos

Cuide de seus pensamentos – Artigos

[ad_1]

Mesmo quem nunca cultivou uma horta, sabe que por melhor que seja o adubo, o esterco, a semente e a irrigação, se deixarmos de cuidar diariamente dos canteiros, o mato toma conta rapidinho e lá se vai embora todo nosso investimento… Pensei neste exemplo para falar de uma coisa muito importante, os nossos pensamentos. Esses pensamentos que povoam o nosso cérebro, que às vezes incham a nossa cabeça, esquentam a nossa cuca, que teimam em não nos dar um minuto de trégua.

Os pensamentos estão presentes no estado de vigília, quando estamos bem conscientes deles, e continuam presentes quando adormecemos e ficamos à mercê de nosso inconsciente. Aí, sem nada que os detenham, eles deitam e rolam na nossa mente. Por isso é comum o fato de às vezes acordarmos de cabeça quente. Foi os pensamentos que nos atormentaram a noite inteira sem que nada pudesse ser feito para detê-los.

Daí a importância que os grandes mestres da filosofia e da espiritualidade dão ao sono e a preparação que devemos realizar antes de deitar nossa cabeça no travesseiro. Uma boa leitura, uma prece, um banho morno, um relaxamento, uma música suave, uma meditação, ou uma massagem são ingredientes importantes para empreendermos este verdadeiro ritual que deveria ser nossa ida para os braços de Morfeu. O ideal é que desaceleremos, antes de deitar, seja lá o que tivermos feito anteriormente, pois estaremos em contato nosso organismo como um todo, ou seja, o corpo e especialmente os pensamentos.

Mas o que eu gostaria mesmo de abordar hoje é sobre a qualidade dos nossos pensamentos. Qualidade, naturalmente continua sendo a palavra da moda. Descoberta pelo americano Deming e internacionalizada pelos japoneses, a opção (gestão) pela qualidade revolucionou a indústria mundial e modificou para sempre as relações empresariais. De lá para cá, a qualidade foi tomando conta de tudo e hoje só se fala em qualidade: qualidade de vida, qualidade ambiental, qualidade relacional…

Considerando que, pendores genéticos à parte, somos movidos à razão e à emoção e totalmente influenciados pela educação (família, escola, social). Por meio das nossas crenças e convicções, é fácil concluir a importância que tudo isto representa em nossa vida e nas nossas escolhas. Todo o nosso comportamento, nossas ideias, nosso jeito de ser, nossas virtudes e limitações estão associadas a estes fatores que formam nossa personalidade.

O nosso mundo particular colore a realidade objetiva, comum a todos, conforme as cores com que pintamos os nossos pensamentos. São eles que transformam em cor-de-rosa uma tragédia grega ou numa patética depressão, um pôr-do-sol. Como especialista da psicoterapia cognitiva comportamental, posso assegurar que cuidar de nossos pensamentos é a forma mais inteligente de remoçarmos, de prevenir rugas, ter bom humor, ter um corpo saudável…

Eliminar, espantar ou botar pra-correr os pensamentos negativos crônicos que adquirimos e que ocupam lugar de gala nos salões herméticos de nosso cérebro são tarefas urgentes e inadiáveis, que vão garantir para nós crescimento sustentável, uma noite tranquila, bons relacionamentos e sucesso profissional.

 

 

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://onorte.net/opini%C3%A3o/artigos/cuide-de-seus-pensamentos-1.682589

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.