sexta-feira, 15 novembro 2019
Início / Conteúdo / Comparado ao Baleia Azul, desafio da Momo deixa pais e escolas em alerta

Comparado ao Baleia Azul, desafio da Momo deixa pais e escolas em alerta

[ad_1]

Após o desafio da Baleia Azul, que viralizou no começo do ano passado em todo o mundo, um outro jogo tem deixado pais e escolas em alerta. Trata-se da Momo, um número de telefone com a foto de uma boneca que manda desafios a crianças que a chamam através do WhatsApp.

Apesar de ter virado um fenômeno, principalmente entre as crianças e adolescentes, o grande alarde pode ser apenas um boato de rede social. Segundo relatos, os desafios que a pessoa por trás do número manda a vítima fazer são dos mais variados, mas podem chegar ao pedido de enforcamento e até ao suicídio, repetindo o funcionamento do desafio da Baleia Azul. 

Entre as crianças, o assunto é um dos mais comentados. “Se ele me ligar, eu vou falar que o nome da minha mãe é outro”; “a Momo quer assustar as crianças”, relatam crianças de uma escola de Belo Horizonte que tiveram o nome preservado.

Segundo Claudia Tonani, coordenadora da escola Mundo Feliz, localizada no bairro Gutierrez, na região Oeste de Belo Horizonte, os pais e educadores estão em alerta máximo em relação aos perigos da Momo e ao uso das redes sociais pelas crianças. “Nos próximos dias vamos levar à escola um especialista para conversar com os pais e educadores a respeito dos crimes virtuais e do cyberbullying”, contou.

A Rede Salesiana do Brasil publicou uma nota oficial destinada aos pais e responsáveis para explicar sobre o jogo. “Mais uma vez, nos encontramos diante de um cenário preocupante e desafiador para as famílias, que é uma atração perigosa para crianças e adolescentes, que está circulando pelo aplicativo de mensagem WhatsApp”, disse o comunicado.

Segundo a rede, as crianças que ligam para o número fornecido são induzidas a compartilhar informações pessoais. Há notícias de que as crianças e adolescentes são estimuladas a telefonar para a boneca Momo e nessas conversas as crianças são induzidas a passar seus contatos e informações para pessoas com perfis falsos, que agem de má-fé.”

Relembre

No início de 2017 o jogo conhecido como “Baleia Azul” começou na Rússia e viralizou no mundo, fazendo diversas vítimas. Ele consistia em incitar os participantes, normalmente em um grupo secreto do Facebook, a completar 50 desafios, que conduziam à morte no final.

Um destes desafios era fazer um corte no braço com uma faca ou lâmina em formato de baleia. Quem decidisse deixar o jogo era ameaçado pelo administrador, que geralmente tinha dados pessoais da vítima.

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.otempo.com.br/cidades/comparado-ao-baleia-azul-desafio-da-momo-deixa-pais-e-escolas-em-alerta-1.2023451

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.