sexta-feira, 18 outubro 2019
Início / Conteúdo / Cinema, música, teatro e Oktoberfest: confira a programação gratuita do fim de semana – Almanaque

Cinema, música, teatro e Oktoberfest: confira a programação gratuita do fim de semana – Almanaque

[ad_1]

Gosta de cinema? Se a resposta for sim, saiba que é possível assistir a filmes incríveis sem pagar nadinha por isso. Neste fim de semana, o Cine Humberto Mauro, do Palácio das Artes, dá início a uma mostra com filmes do cineasta espanhol Luis Buñuel, apresenta o inédito “Boi de Lágrimas” e uma obra sobre o artista Van Gogh. O Cine Santa Tereza também exibe longas-metragens bacanas, sucessos de bilheteria.

Mas quem não curte cinema também pode contar com uma programação gratuita interessante. Que tal degustar uma cerveja na Oktoberfest Savassi ou uma apresentação teatral no Festival de Teatro em Miniatura? O fim de semana está cheio de atrativos gratuitos. Veja os destaques e programe-se:

 

SEXTA (28)

 

Grupo de choro feminino no Mercado Central

O Festival Cultural do Mercado apresenta nesta sexta o grupo Abre a Roda – Mulheres no Choro, primeiro projeto de Belo Horizonte a fortalecer a presença feminina nas rodas de choro na cidade. Doze musicistas expoentes na cidade vão interpretar um repertório cheio de clássicos.

Onde: Mercado Central (av. Augusto de Lima, 744, Centro)

Quando: sexta, às 18h30

 

Capitólio valoriza o peixe em evento

O 5º Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Peixe, em Capitólio, conta com a participação de oito restaurantes que comercializarão pratos feitos com tilápia. O objetivo é fomentar o consumo do peixe produzido no município e tornar Capitólio uma referência gastronômica. Além disso, haverá shows.

Onde: Praça da Orla de Capitólio

Quando: sexta-feira e no sábado, das 18h à 0h

 

Inédito ‘Boi de Lágrimas’ ganha sessão

O Cine Humberto Mauro recebe a exibição do inédito “Boi de Lágrimas” (2018), do diretor Frederico Machado. O filme é uma obra com traços experimentais, que segundo o diretor, pode ser classificado como um “horror sobre política e cultura popular”. Em seguida, haverá debate com o crítico de cinema Daniel Oliveira, membro da Abraccine, em conjunto com o professor e pesquisador em cinema da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Minas), Pedro Vaz Perez.

Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537)

Quando: sexta, às 19h

 

Filmes de Buñuel são exibidos no Humberto Mauro

O Cine Humberto Mauro apresenta, a partir de sexta, a mostra “Buñuel no México”, que reúne 19 longas-metragens produzidos durante o exílio mexicano de um dos mais importantes cineastas da história, Luis Buñuel, entre 1946 e 1964. Os filmes vão do melodrama à comédia, do drama social às pitadas de surrealismo, e representam o grande encontro da cinematografia do diretor espanhol com a cultura latina no pós-guerra. Veja a programação aqui.

Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537)

Quando: até 18 de outubro

 

Filmes sobre bastidores do teatro em Santa Tereza

A Fundação Municipal de Cultura apresenta até domingo a mostra especial “Por Trás da Cena”, com exibição de filmes que retratam os bastidores de produções cênicas, em diálogo com o FIT-BH 2018. Na sexta, às 19h30, a mostra exibe “Burlesque”. No sábado, às 19h, é a vez de “O Fantasma da Ópera”. No domingo, tem sessão dupla: “Cisne Negro”, às 17h, e “Fama”, às 19h.

Onde: Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, praça Duque de Caxias, Santa Tereza)

Quando: até domingo

 

Espetáculo aborda violência contra a mulher

Se encerra nesta sexta a temporada do espetáculo “Anjos”, do Grupo Morro Encena. A peça aborda a questão da violência sofrida pela mulher e a banalização do feminicídio, apresentando uma linguagem sensorial e inclusiva às pessoas com deficiência auditiva e visual. Coordenação de Eid Ribeiro.

Onde: Teatro Marília (av. Prof. Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia)

Quando: sexta, às 19h30

 

SÁBADO (29)

 

Maratona de atrações no Memorial

O Memorial Minas Gerais Vale realiza o Boa Noite Memorial, com ações que irão movimentar o público nas áreas externas e internas do Memorial, com participação dos DJs Belezazu, Yuga e Marcelo Mattos, som de Azzula e Banda e da artista Sara Não Tem Nome, a musicalidade irreverente da Orquesta Atípica de Lhamas e da Escola de Samba Unidos do Samba Queixinho, bem como leitura dramatizada e performance.

Onde: Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade)

Quando: sábado, das 16h à 0h

Beth Freitas/Divulgação / N/A

Orquesta Atipica de Lhamas

A Orquestra Atípica de Lhamas é uma das atrações do Boa Noite Memorial 

 

Cravista francês se apresenta de graça em BH

Em turnê pelo Brasil, o cravista francês Olivier Baumont se apresenta em BH neste sábado. Traz em seu repertório obras barrocas dos renomados compositores François Couperin, Johann Sebastian Bach e Domenico Scarlatti.

Onde: Fundação de Educação Artística (rua Gonçalves Dias, 230, Funcionários)

Quando: sábado, às 20h

 

Brincadeiras dos anos 80 no ItaúPower

A partir de sábado, o ItaúPower Shopping traz a exposição gratuita Brinquedoteka. Jogos que fizeram a cabeça de adultos e crianças nos anos 80 ganham versões gigantes e interativas, que você pode jogar de verdade com seus amigos. Entre eles, Genius, Cai-nã-cai, Aquaplay, Pula Pirata…

Onde: ItaúPower Shopping (av. General David Sarnoff, 5160, Contagem)

Quando: até 28 de outubro

 

Feirinha da Silva Lobo recebe Batuque Cello

A banda Batuque Cello é a atração do projeto Circuito Beagá de Feiras neste sábado, na Feira de Artes e Artesanato da Avenida Silva Lobo. A sonoridade da banda foca no lirismo das cordas, associada às batidas da bateria, um misto entre o popular e o erudito, o regional e a world music.

Onde: Praça da Saúde (avenida Silva Lobo, s/nº, entre as ruas Coruripe e Canaã), Grajaú

Quando: sábado, a partir das 10h

 

Nove galerias promovem circuito de arte

Os amantes das artes visuais podem conferir neste sábado o 4º Circuito 10 Contemporâneo, promovendo exposições simultâneas e gratuitas, envolvendo trabalhos de artistas locais e nacionais, de diferentes gerações, linguagens, técnicas e estilos, em nove galerias renomadas. Nesta edição, participam AM Galeria, Beatriz Abi-Acl, Celma Albuquerque, Lemos de Sá, Manoel Macedo, Murilo Castro, Orlando Lemos, Periscópio e Studio Cícero Mafra.

Onde: Nove galerias de Belo Horizonte

Quando: sábado, com horários variados conforme a galeria

 

Mostra apresenta filme sobre Vang Gogh

A sessão de setembro da mostra Cineclube Francófono exibe o longa “Van Gogh” (1991), do cineasta francês Maurice Pialat. Abordando temas como identidade masculina e o estrangeiro, o filme será comentado por Glaura Cardoso, doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A trama se passa durante a primavera do ano de 1890, na qual Vincent Van Gogh muda-se para uma cidadezinha nos arredores de Paris, aos cuidados de seu médico particular.

Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537)

Quando: sábado, às 16h

 

Oficinas para valorizar a cultura afro

A Aldeia Kilombo Século XXI é uma ação que contribui para a preservação e valorização de diversas manifestações culturais, sobretudo as de matriz africana. Serão oferecidas oficinas de percussão, capoeira angola, dança afro e brincadeiras para crianças de escolas públicas do município.

Onde: Alameda da Sapucaia no Parque Municipal (av. Afonso Pena, 1.377)

Quando: sábado, das 8h30 às 17h

 

Clube da leitura trata de H. P. Lovecraft

A literatura de terror ganhou elementos revolucionários, nos anos 1.930, quando o norte-americano H. P. Lovecraft acrescentou elementos da ficção científica e da fantasia a sua obra de horror “Nas Montanhas da Loucura”. O livro será tema de discussão do próximo “Clube de Leitura: do Sci- fi à Fantasia”.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade)

Quando: sábado, às 18h

 

DOMINGO (30)

 

Espetáculos são feitos com miniaturas

No VII Festival de Teatro em Miniatura (FESTIM), serão apresentados 22 espetáculos nacionais e internacionais, que utilizam bonecos, objetos e teatro de sombras em pequenos formatos. A programação inclui espetáculos, roda de conversa e lançamento da sétima edição da Revista Anima.

Onde: Parque Municipal das Mangabeiras (av. José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras)

Quando: domingo, das 8h30 às 13h30

 

Oktoberfest Savassi tem programação variada

A Savassi recebe uma Oktoberfest neste fim de semana. Além de cervejas e gastronomia, a festa conta com Lady Hop & The Barleys, Odilara, o bloco Unidos do Samba Queixinho e o The Fritz. A festa é gratuita, mas os ingressos devem ser trocados por um quilo de alimento não perecível. Os pontos de troca são: Duke ‘n’ Duke (todas as unidades), Stadt Jever, Wäls Gastropub, Ateliê Wäls e Escape Zone Brasil.

Onde: Rua Levindo Lopes, entre Contorno e Fernandes Tourinho

Quando: domingo, das 12h às 22h

Cristiano Furtini/Divulgação / N/A

odilara

A banda Odilara leva samba e MPB para a Oktoberfest Savassi

 

Setembro Amarelo se encerra com caminhada

Uma caminhada pelo Parque Municipal de Belo Horizonte encerrará as atividades da campanha Setembro Amarelo, cujo objetivo é alertar e conscientizar para a prevenção ao suicídio. A atividade será no domingo, comandada por voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), ao som da Banda do Exército.

Onde: Parque Municipal (av. Afosno Pena, 1377)

Quando: domingo, das 9h às 12h

 

Contação de histórias no Minas Shopping

O projeto “Era uma Vez” traz neste domingo a contadora Daniela Oliveira. Na ocasião, ela vai interpretar as histórias “O monstro monstruoso da caverna cavernosa” e “A tartaruga e a fruta amarela”.

Onde: Piso 1 do Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000, União)

Quando: domingo, 14h

 

Black na Laje vai para Vespasiano

O projeto Black na Laje, do Natura Musical, vai neste fim de semana a Vespasiano. Dessa vez, a banda Black Machine convida o rapper Black Dom. O Black na Laje foi criado para reunir as raízes e as referências sonoras da cultura negra das produções das periferias da cidade.

Onde: avenida Existente, 1042, Morro Alto, Vespasiano

Quando: domingo, às 11h

 

Ações inclusivas no Savassi é da Gente

Atividades culturais, informativas, esportivas e recreativas marcam a “Ação pela Inclusão” do BH é da Gente – Savassi, neste domingo. Das 10h às 12h, haverá oficinas abertas de modalidades paradesportivas, como tiro com arco, paraciclismo e tênis de mesa, além de oficinas recreativas. As atividades culturais programadas são a apresentação da Charanga das Padês e Apaetucada e o Festival de Dança do Superar.

Onde: Trechos de cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo

Quando: domingo, das 7h às 14h

 

Crianças fazem brinquedos com caixas em oficina

O Boulevard Kids apresenta neste domingo a história do “Homem que amava caixas”, que servirá de inspiração para uma oficina de construção de brinquedos com caixas.

Onde: Piso 3 do Boulevard Shopping (av. dos Andradas, 3000)

Quando: domingo, às 16h

 

Orquestra da PM se apresenta na PUC

A Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) será a atração dos Concertos Dominicais Peter Lund neste domingo. Na programação, estão obras de Edvard Grieg e Ernani Aguiar.

Onde: Museu de Ciências Naturais PUC (av. Dom José Gaspar, 290, Coração Eucarístico

Quando: domingo, às 11h

 

 

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/almanaque/cinema-m%C3%BAsica-teatro-e-oktoberfest-confira-a-programa%C3%A7%C3%A3o-gratuita-do-fim-de-semana-1.659480

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.