terça-feira, 22 outubro 2019
Início / Conteúdo / Chuva deve amenizar calor intenso em Minas – Horizontes

Chuva deve amenizar calor intenso em Minas – Horizontes

[ad_1]

Após dias de calor intenso, os mineiros podem ter hoje registro de chuvas no Estado. Desde o último fim de semana, o primeiro da primavera, os termômetros têm passado dos 30ºC em várias regiões. O cenário é provocado, conforme especialistas, por uma massa de ar seco que está sobre o território.

Pancadas de chuvas devem ocorrer principalmente na Grande BH e no Triângulo, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por outro lado, quem mora nas regiões Norte e no Rio Doce ainda vai conviver com a sensação de secura. Para se ter uma ideia, a temperatura máxima pode chegar a 40°C, hoje, em Montalvânia, no Norte.

Segundo os meteorologistas, o forte calor já era esperado na primavera deste ano, uma vez que a estação é de transição entre o inverno e o verão. “Como o trimestre de frio já foi menos intenso, o período de passagem poderia apresentar também características parecidas. A massa de ar seco sobre o Estado fez com que tivéssemos um período de calor mais intenso, mas uma frente fria que estava atuando pelo Sul do Brasil está se aproximando”, informou Claudemir de Azevedo, do Inmet.

Em Belo Horizonte, a temperatura deve variar de 17°C a 30°C nos próximos dias; pancadas de chuva podem ocorrer a partir desta sexta-feira (28)

Queda tímida

A expectativa é a de que a frente fria comece a atuar no Estado a partir de segunda-feira, informou o meteorologista Arthur Chaves, da Cemig. “Terá uma queda, mas não brusca das temperaturas. Não estamos falando de frio, até porque a primavera não costuma registrar índices mais baixos. Contudo, o que vai ajudar a sentir o tempo mais ameno é a umidade do ar, que estará mais alta neste período”, explicou.

Em Belo Horizonte, os termômetros devem variar de 17°C a 30°C, conforme a previsão dos especialistas. As chuvas, que podem ocorrer a qualquer momento, cessam no início da próxima semana. “O esperado para esta primavera é uma estação com chuvas abaixo da média. O diferencial pode ser apenas na faixa Leste do Estado, mesmo assim apenas no fim de outubro e em novembro”, afirmou Claudemir de Azevedo.

Cuidados

Na capital, a Defesa Civil municipal emitiu alerta para baixos índices de umidade do ar. Nesse cenário, a recomendação à população é hidratar-se durante todo o dia, ingerir alimentos leves e frescos, como saladas frutas e carnes grelhadas, além de evitar frituras. Atividades físicas ao ar livre devem ser feitas no período das 10h às 17h, informou o órgão.

 

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/chuva-deve-amenizar-calor-intenso-em-minas-1.659329

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.