quarta-feira, 16 outubro 2019
Início / Conteúdo / Centenas de pessoas protestam em BH contra e a favor à prisão de Lula um dia antes de julgamento

Centenas de pessoas protestam em BH contra e a favor à prisão de Lula um dia antes de julgamento

[ad_1]

Centenas de pessoas ocupam as ruas do hipercentro de Belo Horizonte, na noite desta terça-feira (3), para protestos contra e a favor à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista, condenado em 2ª instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) pode ser preso nesta quarta-feira (4), se o Supremo Tribunal Federal (STF) não acatar o pedido de habeas corpus feito pela defesa de Lula, para que ele responda em liberdade até o fim de todos os recursos.

Na praça Afonso Arinos, dezenas de manifestantes da CUT e outros movimentos sociais reivindicam o que eles julgam ser o cumprimento da Constituição Federal, pedindo a aprovação do habeas corpus preventivo de Lula pelo STF. Com bandeiras do Brasil, do PT e da CUT, os manifestantes afirmam ainda mais uma vez que o Brasil viveu um golpe em 2016 e desde então Lula vem sendo perseguido.

A funcionária pública Maria Gorete de Araújo Moreira disse que a defesa da democracia depende do julgamento do STF. “O Brasil perdeu a sua cidadania. Temos que reverter isso. Lula livre”, disse.

Já na praça da Liberdade, o protesto é a favor da prisão de Lula. No local, centenas de pessoas pedem a prisão após a condenação em 2ª instância, como está prevista em lei. Vestidos de verde e amarelo e com camisas da Seleção Brasileira, eles também protestaram contra a conduta do STF em abrir a possibilidade de votação para aceitar ou não o habeas corpus do ex-presidente. 

No meio da multidão, Eduardo Rezende Gomes, 37 anos, disse que Lula tem que ser preso e que a prisão em 2ª instância deve ser mantida. O coordenador do Movimento Brasil Libre (MBL) em Minas Gerais, Ivan Gunther, estima que 6 mil pessoas devem participar do ato na Praça da Liberdade.

Por causa dos protestos, o trânsito é bastante lento e congestionado em praticamente todo hipercentro e nas vias de acesso.

Leia mais:

Qualquer decisão do STF sobre HC de Lula gerará incompreensão, diz Gilmar Mendes

Gilmar Mendes voa para Brasil à noite para participar do julgamento de HC de Lula

Protestos pela prisão de Lula devem ocorrer em mais de 100 cidades e 4 países

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
http://hojeemdia.com.br/horizontes/centenas-de-pessoas-protestam-em-bh-contra-e-a-favor-%C3%A0-pris%C3%A3o-de-lula-um-dia-antes-de-julgamento-1.610706

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.