domingo, 20 outubro 2019
Início / Conteúdo / Carretas do governo rastrearão armas e facas a distância durante folia em BH – Horizontes

Carretas do governo rastrearão armas e facas a distância durante folia em BH – Horizontes

[ad_1]

Duas carretas do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel), do governo de Minas, irão atuar no controle à criminalidade durante o Carnaval em Belo Horizonte. A estrutura, que conta com câmeras com visão térmica e noturna, capazes de identificar armas e facas a distância, além de drones, estará disponível a partir desta sexta (1º) até a Quarta-feira de Cinzas (6).

A ação faz parte de um planejamento integrado traçado pelas forças de segurança pública do Estado. O objetivo é garantir a segurança dos foliões e da população em geral durante a festa de Momo. 

Os veículos monitorarão ocorrências a partir de três pontos da capital. Os locais foram escolhidos com base em critérios de segurança, levando em consideração regiões que registraram maiores índices de criminalidade durante a folia do ano passado.  

Tecnologia 

Além de sistemas de segurança pública, as carretas têm câmeras de reconhecimento facial, com capacidade de mapeamento do entorno em um raio de até cinco quilômetros. O equipamento tem visão térmica e noturna, que possibilita a identificação de armas e objetos perfurocortantes. Há, ainda, espaço para trabalho integrado de profissionais de diferentes corporações. 

Efetivo

A PM terá, em BH, um efetivo de pelo menos 8.500 militares. O número, porém, pode aumentar, conforme a necessidade da capital. Cerca de 400 policiais do interior, principalmente de cidades que não terão festa neste ano, poderão reforçar o policiamento. 

Para auxiliar os trabalhos, a corporação também contará com sete drones para patrulhamento aéreo. “Cada um equivale a cerca de 20 viaturas, todos com giroflex, para assustar e alertar que a polícia está presente”, explica o porta-voz da PM, major Flávio Santiago.

Além disso, os militares ficarão em plataformas elevadas para observação do movimento e helicópteros. 

Celulares

Uma das maiores preocupações dos foliões são os roubos e furtos de celulares. Por isso, a Polícia Civil indica possíveis vítimas de criminosos a procurar as delegacias móveis e bases da PM para confecção do boletim de ocorrência.

“Lá será possível o bloqueio imediato do aparelho, para que não possa ser usado posteriormente, no site disponibilizado por nós. Pode ficar tranquilo que não precisa de códigos, senhas. Queremos deixar de forma mais confortável e imediata”, explica o delegado Felipe Falles.

Leia mais

PM terá policiais com binóculos em varadas de casas para observar blocos do Carnaval

#DeBoaNoCarnaval: ala inédita levará modelos plus size à Afonso Pena; veja vídeo

Folia com saúde! Seis dicas para um Carnaval mais saudável e sem ressaca

PBH divulga expediente da saúde durante Carnaval; veja

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/carretas-do-governo-rastrear%C3%A3o-armas-e-facas-a-dist%C3%A2ncia-durante-folia-em-bh-1.696996

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.