domingo, 17 fevereiro 2019
Início / Conteúdo / Candidatos excedentes do Sisu na UFMG têm até sexta para entrar na lista de espera – Horizontes

Candidatos excedentes do Sisu na UFMG têm até sexta para entrar na lista de espera – Horizontes

Os candidatos que querem ingressar na UFMG pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas que não foram convocados na primeira chamada da lista de espera, têm somente até a próxima sexta-feira (15) para manifestar interesse em continuar participando do processo seletivo.

Conforme a instituição, os interessados devem entrar no site Sisu UFMG, até as 23h56, e informar o CPF e o número de inscrição. Na página, é possível consultar a classificação geral na lista de espera. Conforme o edital, “o candidato que não efetuar o procedimento na data prevista não poderá fazê-lo posteriormente e será considerado formalmente desistente’.

Os interessados têm que ficar atentos pois a UFMG não envia mensagem informando sobre o surgimento da vaga. Por isso, os candidatos devem acessar o site da instituição diariamente para acompanhar as convocações. “Todas as convocações de lista serão divulgadas exclusivamente na página Sisu UFMG”, informou.

No Brasil, o Sisu oferece, neste primeiro semestre, 235.461 vagas em 129 instituições públicas. Puderam se inscrever no programa os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. 

Tira-dúvidas sobre o programa:

O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Lista de Espera

Após a chamada regular do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma. Podem participar da lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções na chamada regular. O candidato poderá optar por uma das opções de vaga escolhidas na fase de inscrição. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas é feita pela instituição. Assim, é importante que o candidato acompanhe junto à instituição na qual está participando da lista de espera as convocações para matrícula.

O candidato que participou do Sisu em etapas anteriores e foi selecionado pode concorrer nesta edição?

Sim, caso tenha feito o Enem de 2018.

O candidato matriculado em instituição de educação superior pode concorrer no processo seletivo desta edição do Sisu?

Sim, caso tenha feito o Enem de 2018. Mas o estudante de graduação não pode ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de educação.

É permitida a utilização de bônus à nota do candidato como forma de política de ação afirmativa no Sisu?

Sim. O sistema faculta às instituições a adoção de um bônus como forma de ação afirmativa. A instituição atribui uma pontuação extra (bônus), a ser acrescida à nota obtida no Enem pelo candidato. Nestes casos, o candidato beneficiado com a bonificação concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência.

Como saber o resultado do Sisu?

O resultado do Sisu pode ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

É possível solicitar a transferência de curso?

O processo de transferência de curso é regulamentado pelas instituições. Portanto, o candidato deve buscar informações junto a própria instituição de ensino sobre regras e procedimentos.

Há algum auxílio (transporte, moradia etc.) para os estudantes selecionados?

Os programas de assistência estudantil são implementados diretamente pelas instituições, por isso os candidatos devem buscar informações sobre os programas existentes na própria instituição de ensino.

Como é possível acompanhar a convocação da lista de espera do Sisu?

Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.

Quando será realizado o próximo processo seletivo do Sisu?

O Sisu realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre.

Leia mais:

Pré-selecionados no ProUni têm até quinta para apresentar documentação; Minas tem 23.142 bolsas

Sisu convoca a partir desta 5ª candidatos em lista de espera; veja respostas sobre o sistema

Fontes: UFMG e MEC


Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/candidatos-excedentes-do-sisu-na-ufmg-t%C3%AAm-at%C3%A9-sexta-para-entrar-na-lista-de-espera-1.693364

Veja também...

Chuva arrasta carros, inunda casas e interdita trecho da Vilarinho – Horizontes

Como alertado pela Defesa Civil mais cedo, a chuva é forte na tarde deste domingo …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: