sexta-feira, 18 outubro 2019
Início / Conteúdo / Campeonato Mineiro tem a marca do equilíbrio entre times da capital após seis rodadas – Esportes

Campeonato Mineiro tem a marca do equilíbrio entre times da capital após seis rodadas – Esportes

[ad_1]

Desde 2005, quando o Módulo I do Campeonato Mineiro passou a contar com 12 clubes e ter a disputa de uma primeira fase em turno único, América, Atlético e Cruzeiro nunca estiveram tão próximos, em termos de pontuação, após a disputa de seis das 11 rodadas da etapa.

O mais próximo do que acontece agora foi em 2015, quando os três times da capital entraram na sétima rodada com o Cruzeiro somando 14 pontos, o Atlético 13, e o América 12.

Com a proximidade dos três clubes na classificação, e os jogos Atlético x Tupi, neste sábado (16), às 19h, e América x Cruzeiro, neste domingo (17), às 17h, ambos no Independência, o Estadual pode ter três líderes diferentes em três dias.

Atualmente, a liderança é do América. No próximo sábado, com uma vitória do Atlético, ou até com empate, mas com o placar a partir de 2 a 2, ele assume a ponta.

No clássico deste domingo, se vencer, o Cruzeiro terminará a sétima rodada liderando o Campeonato Mineiro pela primeira vez nesta edição.

GARANTIDOS

Uma garantia em relação à sétima rodada é que América, Cruzeiro e Atlético já entram nela classificados às quartas de final, segundo o site Probabilidades no Futebol (www.mat.ufmg.br/futebol), mantido pelo Departamento de Matemática da UFMG.

E isso é uma certeza apesar de o site mostrar que a classificação matemática às quartas só se dá neste momento com 16 pontos.

Nas probabilidades, quando se ultrapassa os 50%, se está muito próximo do número real. Para os 13 pontos que o Atlético tem as chances de classificação são de 97,9%. Para os 14, de América e Cruzeiro, é de 99,8%.

Há ainda outro indicador de que os três clubes da capital estão nas quartas de final.

No ano passado, o Patrocinense garantiu a oitava posição e última vaga nas quartas com 13 pontos e três vitórias, campanha inferior à do Atlético atualmente, que tem a mesma pontuação, mas venceu uma partida a mais.

Mais que a classificação, os três clubes da capital brigam é pelo primeiro lugar, que garante vantagem nas fases decisivas. E ele deve ser alcançado a partir dos 24 pontos, com influência direta dos dois clássicos que ainda serão disputados, pois América e Atlético jogam na décima rodada.

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/esportes/campeonato-mineiro-tem-a-marca-do-equil%C3%ADbrio-entre-times-da-capital-ap%C3%B3s-seis-rodadas-1.694037

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.