terça-feira, 26 maio 2020
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Barbie e Ken se transformam em chacota contra a extrema direita | Brasil

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Os bonecos Barbie e Ken estão sendo usados para ironizar as opiniões de parte do eleitorado do candidato de extrema direita Jair Bolsonaro (PSL), que obteve 46% dos votos válidos no primeiro turno das eleições presidenciais e lidera as intenções de voto para o segundo turno, que acontece no próximo domingo, 28 de outubro.

Os dois bonecos loiros representam as classes privilegiadas do Brasil. Os memes são simples: algumas das ideias machistas, racistas e homofóbicas manifestadas por Bolsonaro são ditas por Barbie e Ken, mas sob a forma de clichês repetidos por seus seguidores. Barbie também garante que as acusações contra o ultradireitista são fake news (notícias falsas), que a ditadura é melhor do que a desordem e que com o candidato Fernando Haddad, do PT, o país vai se transformar em uma Venezuela.

Muitos brasileiros estão criando e compartilhando esses memes nas redes sociais, especialmente no Twitter, pelo menos desde o dia 9 de outubro. A conta Barbie e Ken Cidadãos de Bem cria capturas de tela desses memes e os compartilha com seus 283.000 seguidores no Facebook. E cada um desses posts é compartilhado milhares de vezes. Há também contas que fazem o mesmo criando alguns memes originais no Instagram (BarbieFascionista, com 100.000 seguidores) e no Twitter (BarbieDeBem, com 17.000). Existem outras contas com menos seguidores.

Antes de Barbie e Ken serem usados para zombar dos eleitores de classe alta de Bolsonaro, já eram personagens de memes no Brasil. Eram usados para representar essas mesmas pessoas e os preconceitos contra, principalmente, negros, homossexuais e contra o feminismo. A diferença é que não havia referências à campanha eleitoral e a Bolsonaro. Barbie e Ken Cidadãos de Bem divulga esses memes desde junho de 2017. Além disso, Barbie e Ken estão sempre ofendidos porque se sentem atacados por serem brancos e ricos.

O estereótipo representado por Barbie e Ken, o das classes brancas privilegiadas, não corresponde à totalidade dos eleitores de Bolsonaro. Entre seus 48 milhões de eleitores no primeiro turno, há muitos negros, mulheres e pessoas da classe baixa. No final de 2017, havia 14,83 milhões de pessoas em extrema pobreza no Brasil, um aumento de 11% em relação a 2016, segundo relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Bolsonaro obteve 46% dos votos válidos no primeiro turno das eleições presidenciais, apesar de ter dito frases como estas antes da campanha eleitoral, durante a qual amenizou seu discurso: “Os gays são o produto do consumo de drogas”; “O erro da ditadura foi torturar e não matar”; “As mulheres devem ganhar menos porque engravidam”…

Os memes também são compartilhados por opositores de Bolsonaro no WhatsApp. Muitas das mensagens são acompanhadas por hashtags usadas pelos seguidores do candidato de extrema direita. A mais utilizada é #PTNão, mostrando a rejeição ao Partido dos Trabalhadores, que governou o país entre 2003 e 2016. Também há críticas contra Haddad.

Ao mesmo tempo, as piadas foram transferidas para outros países da América Latina, como o Chile. Em 15 de outubro foi aberta a conta Barbie y Ken, ciudadanos de bien, no Facebook. Em oito dias, conseguiu mais de 160.000 seguidores.

Veja abaixo outros memes de Barbie e Ken ironizando parte do eleitorado de Bolsonaro.

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