sábado, 16 novembro 2019
Início / Conteúdo / AO VIVO | Governo Bolsonaro começa com posse de ministros: siga as últimas notícias | Brasil

AO VIVO | Governo Bolsonaro começa com posse de ministros: siga as últimas notícias | Brasil

[ad_1]

Gil Alessi

As ações da Forjas Taurus, maior fabricante de armas do Brasil, dispararam nos últimos três dias. A alta coincide com o anúncio de Bolsonaro de editar decreto para garantir a posse de armas e do discurso de que irá garantir direito à auto-defesa. A alta chega a 31% em 3 dias, informa o analista Andre Perfeito.

Regiane Oliveira

Regiane Oliveira

Ricardo Della Coletta

Ernesto Araújo recebe chefe da Diplomacia dos EUA: “Discutismo sobre trabalhar juntos por ordem internacional que corresponda aos valores dos nossos povos”

O novo chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, recebeu logo no início do seu primeiro dia de trabalho o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, e afirmou que discutiu com o colega formas de os dois países aprofundarem a relação.

“Trocamos ideias sobre nossa ideia de mundo, sobre trabalhar juntos pelo bem e por uma ordem internacional diferente, que corresponda aos valores dos nossos povos”, disse o chanceler.

A política externa é uma das áreas em que a chegada de Bolsonaro (um ex-militar profundamente nacionalista e avesso ao multilateralismo) ao poder mais representa uma mudança. Araújo promete liderar um movimento que afaste o país do que ele considera uma política internacional calcada em ideologias de esquerda, ao mesmo tempo em que realinha o Itamaraty aos Estados Unidos.

“É o começo de uma nova etapa que será muito positiva na relação [entre Brasil e EUA] e que vai ajudar a nossa economia a gerar mais empregos e novas oportunidades de negócios”, declarou Araújo, ao lado do norte-americano. Pompeo foi a segunda autoridade recebida pelo ministro de Relações Exteriores do Brasil na manhã desta quarta-feira, precedido apenas pelo chanceler de Angola, Manuel Domingos Augusto.

Araújo negou que reorientação do Itamaraty, tendo os Estados Unidos como norte, seja “excessivo”. “O Brasil está se realinhando consigo mesmo, com os seus próprios valores e ideias. E o Itamaraty está se realinhando do com o povo o Brasileiro”, disse.

Pompeo

Mike Pompeo detalhou que, na conversa que manteve com Araújo, também tratou do tema da segurança. Disse que Brasil e Estados Unidos terão que “trabalhar juntos contra governos autoritários” e afirmou que existe um “desejo profundo de devolver a democracia ao povo da Venezuela”. Ele minimizou ainda os receios por parte de muitos especialistas e observadores internacionais de que o governo Bolsonaro signifique um retrocesso para a proteção dos direitos humanos no Brasil — Pompeo se disse convencido de que a administração Bolsonaro está comprometida com os direitos humanos.

(Foto: Antonio Lacerda/EFE)

Regiane Oliveira

Regiane Oliveira

Regiane Oliveira

Regiane Oliveira

Regiane Oliveira

Regiane Oliveira

Regiane Oliveira

Regiane Oliveira

Salário mínimo é fixado em 998 reais

No dia da posse, Bolsonaro assinou seu primeiro decreto como presidente, fixando o valor do salário mínimo em 998 reais. O valor é abaixo do previsto no orçamento da União, de 1.006 reais, e que foi enviado em agosto do ano passado ao Congresso pelo Governo de Michel Temer.

Regiane Oliveira

Flávia Marreiro

Ministério da Agricultura será responsável por demarcação de terras indígenas e de quilombolas

O presidente Jair Bolsonaro editou sua primeira Medida Provisória com a reformulação dos ministérios e suas atribuições. Editado poucas horas depois da posse, o texto inclui mudança radical na maneira de demarcação das terras indígenas (antes com a Funai) e de quilombolas, que ficarão sob a batuta do Ministério da Agricultura. A alteração também inclui, segundo o jornal Folha de S. Paulo, a transferência do Serviço Florestal Brasileiro do guarda-chuva do Meio Ambiente também para a Agricultura.

As mudanças, que devem ser celebradas pelos ruralistas, uma das principais fontes de  apoio de Bolsonaro, desesperam lideranças indígenas, ambientalistas e ativistas. Na campanha, Boslonaro prometeu que não demarcaria mais terras indígenas e para quilombolas. Em reportagem em dezembro, mostramos o que está em jogo: A bomba-relógio das demarcações indígenas no Governo Bolsonaro).

Sonia Guajajara, ex-candidata a vice na chapa à presidência pelo esquerdista PSOL, lamentou:

https://twitter.com/GuajajaraSonia/status/1080262585289789441

 

 

Flávia Marreiro

Bolsonaro: “O Brasil começa a se libertar do socialismo, e do politicamente correto”

A cerimônia de posse de Jair Messias Bolsonaro como 38º presidente do Brasil, aos 63 anos, nesta terça-feira, exibiu nuances que surpreenderam o público. Teve o filho do presidente eleito, Carlos Bolsonaro, em pose de guarda-costas no banco de trás do Rolls Royce presidencial, onde o pai desfilava ao lado de Michele Bolsonaro. Teve o vice-presidente, o general da reserva Hamilton Mourão, discursando em decibéis acima da fala do presidente durante a diplomação no Congresso, como se estivesse falando com a tropa. E houve a quebra de protocolo da primeira-dama que discursou em libras. Leia a reportagem concreta: ow.ly/Zg7d30n9Geu

Rodolfo Borges

Nesta terça-feira, também tomaram posse os governadores eleitos na última eleição. Em comum na maioria de seus discursos, a preocupação com os caixas estaduais e a promessa de botar as contas em dia http://cort.as/-DX-q

Rodolfo Borges

Análise | O grande ausente nos discursos de Bolsonaro

“Tentar combater o perigo das ideologias excludentes com outra ideologia de cor diferente é perpetuar o drama da divisão”, escreve Juan Arias http://cort.as/-DX-l

Gil Alessi

“Desenvolta diante da multidão, primeira-dama se manifestou em libras, em homenagem à população surda, público para o qual dedica trabalho voluntário”. Leia na reportagem de Heloísa Mendonça. http://ow.ly/IBmQ30n9Dxe

Gil Alessi

Gil Alessi

Gil Alessi

Gil Alessi

Gil Alessi

Heloísa Mendonça

Opinião | Bolsonaro terá trégua de seis meses no Congresso para dizer a que veio. “Gerenciar a máquina pública com ministério de neófitos e entregar reformas liberais serão desafios”, escreve Afonso Benites http://cort.as/-DWnE 

Gil Alessi

Bolsonaro e os integrantes do primeiro escalão de seu Governo posam para foto após nomeação. Os ministros tomam posse amanhã Foto: UESLEI MARCELINO/Reuters

Gil Alessi

Após nomear os ministros, Bolsonaro e seus convidados se dirigiram ao Palácio Itamaraty para uma recepção.

Gil Alessi

Bolsonaro falou em seu discurso no Palácio do Planalto de libertar país do “politicamente correto”. Para Moira Wegel, pesquisadora de Harvard, “o discurso contra o politicamente correto é uma retórica que inviabiliza o debate democrático” http://ow.ly/ypmv30n9BaV

Gil Alessi

Gil Alessi

Ainda restam os seguintes passos da cerimônia de posse: *17h30* – Cerimônia de Nomeação dos Ministros de Estado / *18h15* -Fotografia Oficial / *18h45* – Desfile do Cortejo Presidencial, em carro fechado e com a faixa presidencial, do Palácio do Planalto para o Palácio Itamaraty / *19h00* – Recepção aos convidados no Palácio Itamaraty

Gil Alessi

“Temos o grande desafio de enfrentar os efeitos da crise econômica, do desemprego, da ideologização das nossas crianças e do desvirtuamento dos Direitos Humanos”, afirmou Bolsonaro em seu discurso no Planalto.

Gil Alessi

Bolsonaro finaliza o discurso erguendo uma bandeira do Brasil: “Essa é nossa bandeira e jamais será vermelha. Só será vermelha se for preciso nosso sangue para mantê-la verde e amarela!”.

Gil Alessi

Presidente Bolsonaro: “Não podemos deixar que ideologias nefastas venham a dividir os brasileiros, ideologias que destroem nossos valores e nossas famílias, alicerces de nossa sociedade”.

Gil Alessi

Bolsonaro discursa no Planalto: “Me coloco diante de toda nação neste dia, como o dia que a nação começou a se libertar do socialismo”.

Marina Novaes

Michelle Bolsonaro surpreende e usa libras para agradecer apoio ao marido. Declaração da primeira-dama, feito antes do presidente, foi inédito e quebrou o roteiro distribuído à imprensa.

Gil Alessi

Michele Bolsonaro faz um discurso em Libras após a cerimônia de passagem de faixa presidencial. “Gostaria de me dirigir à comunidade surda e às pessoas com deficiência: vocês serão valorizados!”.

Marina Novaes

O ex-presidente e a ex-primeira-dama, Michel e Marcela Temer, aguardam o presidente e a primeira-dama recém empossados. Veja outras fotos da posse de Bolsonaro: http://cort.as/-DWeT Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Gil Alessi

Bolsonaro chega à rampa do Palácio do Planalto para receber a faixa presidencial de Michel Temer.

Marina Novaes

Além da posse presidencial, o 1º dia de 2019 foi marcado pela posse dos 27 governadores estaduais eleitos. Alguns deles, entre eles o governador de São Paulo, tomaram posse pela manhã para participar da cerimônia em Brasília, como relata o repórter Ricardo Della Coletta: https://twitter.com/RDellaColetta/status/1080174231193833473

Gil Alessi

Flávia Marreiro

Flávia Marreiro

O juiz da Lava Jato no Rio, Marcelo Bretas, está no Planalto para cerimônia de posse de Bolsonaro, informa Ricardo Della Coletta.  No momento, Temer chega ao salão nobre, com a faixa presidencial. Está acompanhado de ministros e é aplaudido comedidamente pelos presentes.

Gil Alessi

Gil Alessi

Recém-empossado governador de SP, João Doria disse aqui no Planalto que a bancada paulista da Câmara apoie a reforma da Previdência. Ele também disse que vai defender junto a Bolsonaro a privatização do Porto de Santos e da Ceagesp, informa o repórter Ricardo Della Coletta.

Gil Alessi

Gil Alessi

Afonso Benites

Bolsonaro ainda não deixou o Congresso. Está reunido com parlamentares no gabinete do presidente dos senado, Eunicio Oliveira. 

Gil Alessi

O repórter Ricardo Della Coletta informa que o empresário Luciano Hang e o ex-apresentador da TV Globo Alexandre Garcia estão presentes no Palácio do Planalto. Confira o perfil de Hang feito pelo repórter Breiller Pires http://ow.ly/8meE30n9ycr

Gil Alessi

Gustavo Bebbiano, que ocupará a Secretaria-Geral da Presidência: “O Brasil agora vai ser gerido por pessoas que têm o sentimento de patriotismo, que já tinha sido esquecido pelos governos de uma maneira geral”. Via Ricardo Della Coletta

Gil Alessi

Gil Alessi

Agora Bolsonaro deve se dirigir ao Palácio do Planalto, onde irá receber a faixa presidencial de Michel Temer.

Afonso Benites

Após ser empossado presidente e ouvir longo discurso de Eunicio Oliveira, Jair Bolsonaro deixa o plenário da Câmara. Agora, segue para o Palácio do Planalto. 

Gil Alessi

Gil Alessi

Bolsonaro falou em libertar o país “do jugo da corrupção e da criminalidade (…) bem como da submissão ideológica”.

Heloísa Mendonça

A nova primeira-dama Michelle Bolsonaro optou por um vestido de ombro a ombro nude para a cerimônia de posse do marido Jair Bolsonaro. A peça foi assinada por Marie Lafayette, que possui um ateliê no Rio de Janeiro. A estilista já havia feito o vestido de Michelle para o casamento com o político em 2013, e voltou a procurá-la poucas semanas antes da posse. A primeira-dama também usará outro vestido feito por Marie durante o jantar de posse, previsto para este noite.

Afonso Benites

Eunício Oliveira, que não se reelegeu, faz longo discurso. Elogia Michel Temer e diz que não votou pauta bomba. Só não citou que foi o Congresso quem aprovou reajuste para os ministros do STF, ato que deve gerar um efeito cascata de R$ 4 bilhões a R$ 6 bilhões. 

Gil Alessi

Bolsonaro também falou em dar “amparo jurídico” para policiais e militares. “Vamos honrar e valorizar aqueles que sacrificam suas vidas em nome de nossa segurança e de seus familiares. Contamos com o apoio do congresso para dar amparo jurídico aos policiais e militares”.

Gil Alessi

“Na economia traremos a marca da confiança, de que o governo não gastará mais do que arrecada (…) e garantiremos que os contratos e a propriedade serão respeitados”, disse Bolsonaro.

Gil Alessi

O presidente Jair Bolsonaro agradeceu seus apoiadores, e falou de uma “Campanha virtual que se transformou em movimento cívico forte e indestrutível”.

Gil Alessi

Bolsonaro também falou sobre flexibilizar o acesso às armas: “O cidadão de bem merece dispor de meios para se defender”. Ele sinalizou que deve editar decretos para facilitar a posse de armamentos.

Marina Novaes

Ainda em seu primeiro pronunciamento no Congresso Nacional, Bolsonaro disse: “O Brasil voltará a ser um país livre das amarras ideológicas”.

Gil Alessi

Primeiro discurso de Bolsonaro após tomar posse: “Vamos unir o povo, valorizar a família, respeitar as religiões e nossa tradição judaico-cristã, combater a ideologia de gênero, conservando nossos valores. O Brasil voltará a ser um país livre de amarras ideológicas.”

Gil Alessi

Bolsonaro é empossado presidente do Brasil.

Gil Alessi

A solenidade de posse continua no Congresso. Após Bolsonaro e seu vice, Mourão, prestarem juramento à Constituição, eles assinam agora o termo de posse.

Gil Alessi

O ministro do Meio Ambiente do novo Governo, Ricardo Salles, defendeu ao chegar ao Palácio do Planalto que seja dado “agilidade, celeridade, estabilidade e segurança jurídica” para o processo de licenciamento ambiental. “Isso não significa afrouxar as garantias para o meio ambiente”. Informações de Ricardo Della Coletta

Gil Alessi

Bolsonaro presta o juramento no Congresso: “Prometo defender e cumprir a Constituição (…) sustentar a integridade da União”.

Gil Alessi

Gil Alessi

Gil Alessi

Bolsonaro e Michelle desfilam em carro aberto rumo ao Congresso. Foto: RICARDO MORAES/Reuters

Gil Alessi

Um cavalo dos Dragões da Indepedência que acompanha o desfile em carro aberto de Bolsonaro em direção ao Congresso ficou rebelde e deu coices, assustando a equipe de segurança.

Gil Alessi

Bolsonaro e a primeira dama Michelle estão desfilando em carro aberto em direção ao Congresso Nacional.

Gil Alessi

Ricardo Vélez Rodríguez, ministro da Educação de Bolsonaro, afirmou no Palácio do Planalto que cobrar mensalidades nas universidades públicas “não é uma coisa de outro planeta”. Ele citou o exemplo do seu país Natal, a Colômbia, onde, segundo ele, é estabelecido uma cocontribuição para os estudantes de acordo com a renda. “Se você é remediado, paga uma quantia módica […] É um modelo por declaração de renda, se você tem muitos ganhos, pode pagar um pouco mais”. Ele disse, no entanto, que qualquer medida nesse sentido ser a discutido nas esferas competentes, como o Congresso Nacional. “Não é uma coisa que vai cair como um raio do céu. Precisa ser debatido”. Informações de Ricardo Della Coletta

Marina Novaes

Comitiva de Jair Bolsonaro deixa a Granja do Torto com destino à Catedral de Brasília, onde começa oficialmente a cerimônia de posse do presidente. Cortejo presidencial começou com cerca de 20 minutos de atraso.

Gil Alessi

Gil Alessi

Gil Alessi

Gil Alessi

Gil Alessi

Gil Alessi

Gil Alessi

Gil Alessi

Gil Alessi

Carla Jiménez

Em Brasília, bonecos gigantes de Bolsonaro estão sendo erguidos pelos apoiadores que foram acompanhar a posse. Este, porém, não foi feliz na reprodução das feições do presidente eleito. Está mais para o publicitário Roberto Justus. Foto do Fernando Bizerra Jr., da agência EFE.

Gil Alessi

Gil Alessi

Marina Novaes

O Governo do DF, um dos responsáveis pela segurança do evento, divulgou as restrições para quem quer assistir à posse de Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios.

Gil Alessi

Marina Novaes

Siga la cobertura en español: La investidura de Bolsonaro como nuevo presidente de Brasil, en directo http://cort.as/-DWNl

Gil Alessi

“Dinastia chega ao poder com presidente e filhos no Legislativo que comandam o show para seus 15 milhões de seguidores nas redes”. Leia na reportagem de Afonso Benites http://ow.ly/6TDy30n9rTM

Gil Alessi

Gil Alessi

Marina Novaes

Embora a previsão seja de chuva, a expectativa é que o presidente eleito e a esposa, Michelle Bolsonaro, desfilem pelas ruas de Brasília em carro aberto, o Rolls Royce da Presidência (usado para ocasiões festivas da República desde 1952). Entretanto, como a cerimônia conta com um esquema de segurança inédito —que prevê até a possibilidade de interceptar e abater a aeronaves consideradas suspeitas—, o cortejo em carro aberto ainda não está confirmado.

Marina Novaes

Regiane Oliveira

No Rio de Janeiro, Wilson Witzel assume o Governo e anuncia o fim da Secretaria de Segurança. A pasta será substituída por um Conselho de Segurança formado por integrantes do Executivo, do Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria. A estrutura será subordinada diretamente ao governador.

Marina Novaes

Marina Novaes

Marina Novaes

O futuro Governo Bolsonaro já deu todas as indicações de que seguirá o estilo de Donald Trump ou do húngaro Victor Orbán para tratar com a mídia. Leia na análise de Carla Jiménez: http://cort.as/-DWGV

Marina Novaes

Regiane Oliveira

No discurso de posse, João Doria afirmou que pretende valorizar o diálogo. A vitória do tucano representa o sexto mandato seguido do PSDB no Estado de São Paulo, após Mário Covas (1994 e 1998), Geraldo Alckmin (2002), José Serra (2006) e, novamente, Alckmin (2010 e 2014).

Regiane Oliveira

Regiane Oliveira

Marina Novaes

Seguidores de Bolsonaro passam Réveillon na estrada. Grupo saiu de Ribeirão Preto (SP) com destino a Brasília de ônibus para assistir à posse de Bolsonaro. Organização espera até meio milhão de pessoas na Esplanada dos Ministérios. Foto: Amanda Perobelli/Reuters http://cort.as/-DWFF

Regiane Oliveira

Flávia Marreiro

Flávia Marreiro

Flávia Marreiro

Será que vai chover na hora da posse?

Neste momento, cai uma chuvinha em Brasília. Cerimonial se preparou para o caso de chuva à tarde, na hora da posse. Segundo o site AccuWeather, há 51% de chance de precipitação às 14h.

 

Flávia Marreiro

Por causa das restrições impostas pelo cerimonial (entenda aqui), os repórteres que far

ao a cobertura dos eventos da posse já estão confinados para se deslocar em comboio em Brasília. O nosso correspondente em Brasília, Afonso Benites, informa:

https://twitter.com/afonsobenites/status/1080053469673852928

Marina Novaes

A chegada do militar da reserva ao Palácio do Planalto representa uma mudança pendular radical na presidência. O Brasil testa pela primeira vez em sua história democrática um Governo de extrema direita, demonstrando que o pêndulo se moveu com mais força desta vez. Leia na reportagem de Carla Jiménez: http://cort.as/-DWAM. Foto: Efe

Marina Novaes

Sob o argumento de que há sérias restrições de segurança, o cerimonial resolveu impor limites à atuação da imprensa. Jornalistas ficarão em média sete horas fechados em lugares pré-determinados esperando o início dos eventos de posse do presidente eleito. Desde às 7h os profissionais já estão enfileirados em Brasília, embora a posse só comece às 15h no Congresso (e às 14h, com o cortejo) http://cort.as/-DW6m

Marina Novaes

A posse de Bolsonaro contará com um esquema de segurança inédito. Mais de 6.000 agentes, entre policiais e militares, participam da solenidade nos bastidores: http://cort.as/-DW6b

Marina Novaes

Bom dia! O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), toma posse na tarde desta terça-feira, 1º dia do ano. Embora oficialmente a cerimônia de posse só comece a partir das 14h, a movimentação em Brasília já é intensa. Acompanhe a partir de agora todas as notícias sobre a posse presidencial: os bastidores, a movimentação do público, a cobertura completa.



[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/02/politica/1546434849_601258.html#?ref=rss&format=simple&link=link

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.