quarta-feira, 23 outubro 2019
Início / Conteúdo / Aneel envia equipe para acompanhar trabalho de contenção de rejeitos em MG – Primeiro Plano

Aneel envia equipe para acompanhar trabalho de contenção de rejeitos em MG – Primeiro Plano

[ad_1]

Uma equipe da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) chega em Brumadinho (MG) neste sábado para acompanhar de perto o trabalho de contenção de rejeitos da barragem do Córrego do Feijão, da mineradora Vale, que se rompeu nesta sexta-feira, 25. A principal preocupação da autarquia é com os impactos do desastre na operação da hidrelétrica Retiro Baixo, localizada no rio Paraopeba.

A usina deverá reter rejeitos oriundos da barragem. A empresa responsável pela hidrelétrica, a Retiro Baixo Energética, uma sociedade de propósito específico (SPE) formada por Furnas (49%), Cemig (49,9%) e Orteng (1,1%), informou já ter tomado as primeiras providências para conter a lama, com a interrupção da operação da usina, a realização de testes de vertedouro e fechamento das tomadas de água para preservar os equipamentos. Declarou, também, que está em contato com as autoridades competentes para avaliar os reflexos causados pelo deslocamento da lama e tomar novas providências.

A hidrelétrica, localizada na região dos municípios mineiros de Pompéu e Curvelo, tem potência outorgada de 82 MW e possui um reservatório tem volume de 240 hectômetros cúbicos.

A Aneel informou que fiscalizou a barragem de Retiro Baixo no ano passado e atestou condições de segurança adequadas.

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/aneel-envia-equipe-para-acompanhar-trabalho-de-conten%C3%A7%C3%A3o-de-rejeitos-em-mg-1.689138

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.