quinta-feira, 24 outubro 2019
Início / Conteúdo / Alvo de polêmica, grades instaladas na rua Sapucaí serão retiradas somente após o Carnaval – Horizontes

Alvo de polêmica, grades instaladas na rua Sapucaí serão retiradas somente após o Carnaval – Horizontes

[ad_1]

De um lado, a prevenção contra acidentes e garantia de segurança aos foliões. Do outro, a restrição de acesso a uma vista privilegiada. A rua Sapucaí, no bairro Floresta, Leste de BH, é alvo de uma polêmica. Até o fim do Carnaval, a via terá grades de metal, impedindo o contato com o balaústre, mureta da qual as pessoas podem ver vários pontos da metrópole.

A decisão foi tomada pela Belotur após recomendação do Corpo de Bombeiros. A medida segue uma instrução técnica que trata dos cortejos dos grupos durante a festa. Segundo a corporação, o guarda-corpo não é suficiente para a aglomeração prevista no local. 

Com a instalação das barreiras, a utilização de uma das lunetas instaladas em dezembro está prejudicada. “Muita gente gosta de tirar foto e ver a beleza enquanto conversa e bebe ao ar livre aqui”, diz a estudante Francielle Pedra, de 28 anos, que passa pela Sapucaí diariamente. Internautas também se queixaram nas redes sociais no fim de semana. 

Morador da região, Heberte Santos, de 24 anos, avalia que os gradis tiram a liberdade de quem vai até lá para se divertir. Para ele, o ideal seria a proteção apenas em ocasiões específicas para não diminuir o movimento nos outros dias.

Maurício Vieira

Luneta rua sapucaí grade carnaval folia

Uso da luneta instalada no local ficou prejudicado

Sem informação

Isadora Eisele, administradora da Casa Sapucaí, um coworking instalado na rua, critica a falta de informação. “Talvez seja algo que estejamos dispostos a aceitar nesse período, porque a rua fica cheia de pessoas bêbadas e um tombo ali pode matar. Mas não fomos comunicados com antecedência”, conta.

Vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Floresta, Beth Sily diz que a iniciativa tem o apoio da população. Ela destaca que os gradis também protegem a mureta. “É um patrimônio tombado que precisa ser preservado. No Carnaval seriam muitas pessoas subindo e colocando bebida, danificaria ainda mais”.

Os jardins da Praça da Liberdade (Centro-Sul) também receberam gradis; medida visa a proteger o espaço recém-reformado, informou a Belotur

Blocos

Para quem desfila na Sapucaí, em geral, a medida é considerada positiva. Membro da diretoria do Bloco do Torresmo, Guilherme Oliveira, de 36 anos, diz que a “barricada” agrega segurança ao desfile. “A mureta não é relativamente segura. As grades protegem o folião e não atrapalham o Carnaval”.

Já organizadora do Corte Devassa, Lira Ribas, de 38, não rechaça a ideia, mas acredita que o assunto poderia ser mais bem discutido. “A segurança é o que mais importa. Mas será que vamos colocar os gradis em todos os lugares com risco?”.

Segundo a Belotur, a instalação das grades é necessária, pois tem como objetivo “mitigar o risco de queda de altura”.

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/alvo-de-pol%C3%AAmica-grades-instaladas-na-rua-sapuca%C3%AD-ser%C3%A3o-retiradas-somente-ap%C3%B3s-o-carnaval-1.694876

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.